Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32277
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Magalhães, Patrick Anderson Martins | - |
dc.contributor.author | Dourado, Yuri Renan da Silva | - |
dc.contributor.author | Campos, Marcos Antônio Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2018-05-25T13:53:55Z | - |
dc.date.available | 2018-05-25T13:53:55Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | MAGALHÂES, Patrick Anderson Martins; DOURADO, Yuri Renan da Silva; CAMPOS, Marcos Antônio Almeida. Cultura e dança popular na escola: Conhecimento e significados no grupo Oré Anacã. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Cultura Artística, 3) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32277 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Cultura popular | pt_BR |
dc.subject | Dança tradicional | pt_BR |
dc.subject | Educação física escolar | pt_BR |
dc.title | Cultura e dança popular na escola: conhecimento e significados no grupo Oré Anacã | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Na literatura são descritos diversos conceitos de cultura, sendo esta categoria considerada a principal para a área da Educação Física. Inserido na cultura, contém o conceito de cultura popular como folclore, trazendo em si as danças tradicionais, as músicas, artesanato, a arte, entre outros. A falta de conhecimento sobre cultura popular e danças tradicionais é um dos principais motivos para os professores não trabalharem esse conteúdo na escola. O grupo Oré Anacã tem como objetivo trabalhar as danças tradicionais e a cultura popular com o intuito da formação acadêmica de seus integrantes, através de experiências de ensino-aprendizagem. O grupo já criou um espetáculo com danças de influências negras e indígenas, intitulado Entre Penas e Contas. Este estudo tem como objetivo investigar o conhecimento e os significados sobre cultura popular e danças tradicionais no âmbito escolar. Os sujeitos da pesquisa serão graduandos e graduados no curso de Licenciatura em Educação Física que são integrantes do grupo Oré Anacã. A pesquisa é qualitativa e intrepertativista; a obtenção dos dados dar-se-á por meio de uma entrevista semi estruturada com os integrantes, utilizando-se de um questionário subjetivo acerca do conhecimento e do significado sobre cultura popular e danças tradicionais na escola. As questões pautarão as inquietações sobre o tema; transcritas, categorizadas e analisadas a partir dos objetivos do estudo. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ECA - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_pammagalhaes.pdf | 48,06 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.