Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32277
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMagalhães, Patrick Anderson Martins-
dc.contributor.authorDourado, Yuri Renan da Silva-
dc.contributor.authorCampos, Marcos Antônio Almeida-
dc.date.accessioned2018-05-25T13:53:55Z-
dc.date.available2018-05-25T13:53:55Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationMAGALHÂES, Patrick Anderson Martins; DOURADO, Yuri Renan da Silva; CAMPOS, Marcos Antônio Almeida. Cultura e dança popular na escola: Conhecimento e significados no grupo Oré Anacã. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Cultura Artística, 3)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32277-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCultura popularpt_BR
dc.subjectDança tradicionalpt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.titleCultura e dança popular na escola: conhecimento e significados no grupo Oré Anacãpt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNa literatura são descritos diversos conceitos de cultura, sendo esta categoria considerada a principal para a área da Educação Física. Inserido na cultura, contém o conceito de cultura popular como folclore, trazendo em si as danças tradicionais, as músicas, artesanato, a arte, entre outros. A falta de conhecimento sobre cultura popular e danças tradicionais é um dos principais motivos para os professores não trabalharem esse conteúdo na escola. O grupo Oré Anacã tem como objetivo trabalhar as danças tradicionais e a cultura popular com o intuito da formação acadêmica de seus integrantes, através de experiências de ensino-aprendizagem. O grupo já criou um espetáculo com danças de influências negras e indígenas, intitulado Entre Penas e Contas. Este estudo tem como objetivo investigar o conhecimento e os significados sobre cultura popular e danças tradicionais no âmbito escolar. Os sujeitos da pesquisa serão graduandos e graduados no curso de Licenciatura em Educação Física que são integrantes do grupo Oré Anacã. A pesquisa é qualitativa e intrepertativista; a obtenção dos dados dar-se-á por meio de uma entrevista semi estruturada com os integrantes, utilizando-se de um questionário subjetivo acerca do conhecimento e do significado sobre cultura popular e danças tradicionais na escola. As questões pautarão as inquietações sobre o tema; transcritas, categorizadas e analisadas a partir dos objetivos do estudo.pt_BR
Aparece nas coleções:ECA - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_pammagalhaes.pdf48,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.