Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32194
Tipo: Dissertação
Título: Educação e caciquismo em Veracruz - um estudo de caso: Cosoleacaque
Autor(es): Aguilar, Rafael Ale
Palavras-chave: Modernização educativa;Política estatal;Município de Cosoleacaque;Genealogia do poder;Caciquismo e poder
Data do documento: 1992
Citação: AGUILAR, Rafael Ale. Educação e caciquismo em Veracruz - um estudo de caso: Cosoleacaque. 1992. 123f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Mestrado em Sociologia, Fortaleza (CE), 1992.
Resumo: O trabalho aqui apresentado se divide em quatro partes. Na primeira, descrevemos as políticas educativas que percorreram a História do México. Expomos os antecedentes gerais do problema estudado, abordando a problemática da modernização educativa e a política estatal, resultantes das práticas antagônicas por conta dos enfoques e interesses particulares que envolvem uma e outra, repercutindo diretamente na prática cotidiana do corpo docente do Plantel Educativo em estudo. Fazemos uma análise da educação desde o período revolucionário (1910-1920) até a atual proposta de modernização educativa, passando pela Educação Cardenista (1934-1969) que marca toda uma época, finda apenas na década de setenta, em que se elabora um novo plano de estudo, vigente ate a posse do atual presidente do México Carlos Salinas de Gortari (1989-1994), que, com o seu plano de, modernização do país, viu como prioritário a transformação da educação na República, de acordo com a nova situação da economia mundial e a reestruturação da divisão internacional do trabalho. Concluímos o capítulo com a exposição da fundação do Colégio de Bachilleres, no Estado de Veracruz, em 1988 e a criação do Plantel 08 no município de Cosoleacaque em 1989, integrado na nova modalidade de ensino. A segunda parte descreve o município de Cosoleacaque, situado ao Sul do Estado de Veracruz e ao Sudeste da República Mexicana, em seus aspectos históricos, geográficos e sócio-econômicos. Finalmente, fazemos uma análise de conteúdo de artigos jornalísticos, instrumentos de que nos servimos para explicação da estrutura de poder ali exercida, observando o modo como se produzem sujeitos e discursos em suas extremidades e fins, desde suas raízes. Através de uma analise ascendente, procuraremos descobrir como funcionam os mecanismos de poder, os aparatos estatais que os integram e os governamentalizam por meio de certas políticas regionais e locais, bem como nos propomos a reconstruir o grande labirinto que produz o poder, dentro do qual se encontra imersa a tarefa educativa.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32194
Aparece nas coleções:PPGS - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1992_dis_raaguilar.pdf52,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.