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dc.contributor.advisorSouza, José Ribamar Furtado de-
dc.contributor.authorCosta, Rita de Cassia Marques-
dc.date.accessioned2012-07-13T10:50:18Z-
dc.date.available2012-07-13T10:50:18Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationCOSTA, Rita de Cassia Marques. Educação popular e extensão rural: o caráter pedagógico das ações de ATER no perímetro irrigado público federal baixo Acaraú. 2009.164f.Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3218-
dc.description.abstractThis investigation aim studying the relation between popular education and actions of Technique Assistance and Rural Extension – TARE to Federal Public Irrigate Perimeter at Baixo Acaraú, due to its importance as political instrument of state TARE. The rural extension seek for maintainable development of the communities through educative process to contribute and incorporate changes at methods, procedures and organization techniques of the productive process organization, in function of larger productivity and improvement of life quality of the rural population. This current demand of rural extension requires to the professional the increase of new practice, technical knowledge at the range of academic formation and abilities to recover and valorize the knowledge of the farmers. This way, appears lots of visions related to TARE practices at this irrigate perimeter as attempt to search for answers to the question: What is the pedagogic character of TARE actions to the development of Public Irrigate Perimeter at Baixo Acaraú? To study the TARE actions at that Public Irrigate Perimeter and to know its pedagogic character seeking the repercussion at local community daily, contributing to TARE public policy, was the target of this study. The research was descriptive and explanatory, appealing to a qualitative approach, having as draw “the case study”. Maintainable development, rural extension and popular education were presented as theoretical reference. The conclusion of this study point to the necessity of a redirection at the academic formation of professionals inserted at TARE actions, such as the improvement of public policy to assure rural extension service and the inclusion of professionals with pedagogical formation to develop evaluation actions, planning and supervising the actions of the extensionists.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.subjectExtensão ruralpt_BR
dc.subjectDesenvolvimentopt_BR
dc.subjectPopular educationpt_BR
dc.subjectRural extensionpt_BR
dc.subjectDevelopmentpt_BR
dc.subjectTrabalhadores em extensão rural – Formação – Litoral de Camocim e Acaraú - CE:Microrregiãopt_BR
dc.subjectEducação popular – Litoral de Camocim e Acaraú - CE:Microrregiãopt_BR
dc.subjectTrabalhadores rurais – Educação – Litoral de Camocim e Acaraú - CE:Microrregiãopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento sustentável – Litoral de Camocim e Acaraú - CE:Microrregiãopt_BR
dc.subjectPerímetro Irrigado Baixo Acaraúpt_BR
dc.titleEducação popular e extensão rural: o caráter pedagógico das ações de ATER no Perímetro Irrigado Público Federal Baixo Acaraúpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta investigação objetiva estudar a relação entre educação popular e as ações de Assistência Técnica e Extensão Rural -ATER no Perímetro Público Irrigado Federal do Baixo Acaraú, por sua importância como instrumento de política de Ater agrícola do Estado. A Extensão Rural visa ao desenvolvimento sustentável das comunidades mediante de processos educativos para contribuir e incorporar mudanças nos métodos, procedimentos e técnicas de organização do processo produtivo, em função de maior produtividade e melhoria da qualidade de vida das populações rurais. Essa demanda atual da extensão rural exige do profissional a ampliação de novas práticas, o conhecimento técnico nas áreas de formação acadêmica e habilidades para reaver e valorizar o conhecimento dos agricultores. Dessa forma, surgem muitas visões em relação às práticas de ATER nesse perímetro irrigado como tentativa de buscar respostas para a indagação: Qual o caráter pedagógico das ações de ATER para o desenvolvimento do Perímetro Público Irrigado no Baixo Acaraú? Estudar as ações de ATER nesse Perímetro Público Irrigado e conhecer seu caráter pedagógico tendo em vista sua repercussão no cotidiano da comunidade local, contribuindo para as políticas públicas de ATER, foi o objetivo desse estudo. A pesquisa foi do tipo descritiva e explicativa, recorrendo à abordagem qualitativa, tendo como delineamento “o estudo de caso”. Como referencial teórico foram apresentados desenvolvimento sustentável, extensão rural e educação popular. A conclusão deste estudo aponta para a necessidade de um redirecionamento na formação acadêmica dos profissionais inseridos nas ações de ATER, como a ampliação das políticas públicas para a garantia do serviço de extensão rural e a inclusão de profissionais com formação pedagógica para desenvolver ações de avaliação, planejamento e monitoramento das ações dos extensionistas.pt_BR
dc.title.enPopular education and rural extension: the pedagogic character of TARE actions to Federal Public Irrigate Perimeter at Baixo Acaraúpt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

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