Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32173
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLins, Maria da Luz-
dc.contributor.authorBalsanelli, Alexandre Pazetto-
dc.contributor.authorNeves, Vanessa Ribeiro-
dc.date.accessioned2018-05-23T12:41:32Z-
dc.date.available2018-05-23T12:41:32Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationLINS, M. L. ; BALSANELLI, A. P. ; NEVES, V. R. Estratégias para ensinar liderança na graduação de enfermagem. Rev Rene, Fortaleza, v. 19, e3226, 2018.pt_BR
dc.identifier.issn2175-6783 (On line)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32173-
dc.description.abstractObjective: to identify the scientific evidence on strategies to teach leadership in undergraduate nursing courses. Methods: an integrative review of the literature carried out in the Latin American and Caribbean Health Sciences Literature, Nursing Databases, Cumulative Index to Nursing & Allied Health Literature, Public Medline and Web of Science. Results: fourteen articles from the 356 retrieved in the survey were included in the review. The main teaching strategies identified were: nursing internship, simulation of real clinical events and use of audiovisual resources that positively impact leadership learning. Conclusion: creative ways and innovative approaches to learning improve leadership behaviors, favor the training of leaders among nursing undergraduates, and refute conventional and passive pedagogy.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRev Renept_BR
dc.subjectLiderançapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectEstudantes de Enfermagempt_BR
dc.titleEstratégias para ensinar liderança na graduação de enfermagempt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrObjetivo: identificar as evidências científicas acerca das estratégias para ensinar liderança na graduação de Enfermagem. Métodos: revisão integrativa da literatura, nas bases de dados Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Bases de dados de Enfermagem, Cumulative Index to Nursing & Allied Health Literature, Public Medline e Web of Science. Resultados: quatorze artigos incluídos de 356 recuperados. As principais estratégias de ensino identificadas foram: estágio em enfermagem, simulação de eventos clínicos reais e uso de recursos audiovisuais que impactam positivamente no aprendizado da liderança. Conclusão: formas criativas e inovadoras de aprendizagem melhoram comportamentos de liderança, favorecem a formação de líderes entre graduandos de enfermagem e refutam a pedagogia convencional e passiva.pt_BR
dc.title.enLeadership teaching strategies in undergraduate nursing coursespt_BR
Aparece nas coleções:DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_art_mllins.pdf198,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.