Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32114
Type: | TCC |
Title: | Análise sobre o uso de fontes de informação pelos estudantes da FEAAC na elaboração de seus trabalhos acadêmicos |
Authors: | Lins, Francisca Fabiana Rocha |
Advisor: | Farias, Gabriela Belmont de |
Keywords: | Uso de Fontes de informação;Informação Científica e Tecnológica;Critérios de avaliação;Reliability of information sources;Rating criteria;Usability of information sources |
Issue Date: | 2017 |
Citation: | Lins, F. F. R.; Farias, G. B. (2017) |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Na vida acadêmica as fontes de informações são elementos básicos para o desenvolvimento dos trabalhos acadêmicos. A pesquisa aqui apresentada teve o intuito de averiguar por meio da análise das respostas dos universitários, como eles usam as fontes de informação na elaboração de seus trabalhos acadêmicos, bem como verificar se os mesmos possuem conhecimento sobre os critérios de avaliação de fontes e de confiabilidade. Para obter estes dados foi realiza primeiramente uma pesquisa bibliográfica sobre os critérios de avaliação das fontes de informação resultando num referencial teórico e posteriormente uma pesquisa de campo com os universitários da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade da Universidade Federal do Ceará a fim de verificar qual o entendimento deles sobre o uso das fontes de informação. Quanto a metodologia utilizou-se o método indutivo, o tipo pesquisa social com nível exploratório adequada para graduandos, o delineamento da pesquisa foi bibliográfico, amostragem foi calculada com o cálculo da amostra para populações finitas descritas por Gil, a técnica/instrumento de coleta de dados foi o questionário. Resultados 55% dos 101 entrevistados conhecem os critérios de avaliação das fontes de informação e os utiliza, entretanto os 45% restante não conhece estes critérios, mais nem por isso deixam de utilizar-se de fontes seguras para elaboração de seus trabalhos acadêmicos através de indicação das fontes de informação por professores e especialistas na sua área. Conclusão: a maioria dos 101 alunos entrevistados demonstra um bom entendimento sobre os critérios de avaliação das fontes de informação até conhecem os critérios de avaliação apresentados no questionário desta pesquisa enquanto os demais não conhecem. Quando perguntados qual a maior dificuldade que eles enfrentam na seleção das fontes de informação a grande maioria afirma ser a verificação da confiabilidade/credibilidade das informações nos mostrando que o cenário apresentado nesta monografia ainda não foi erradicado. |
Abstract: | In academic life the sources of information are basic elements for the development of academic works. The research presented here was aimed to find out by analyzing the answers of university students, how they use the sources of information in the preparation of their academic work, as well as to verify if they have knowledge about the criteria of evaluation of sources and reliability. In order to obtain this data, a bibliographical research was carried out on the criteria of evaluation of the sources of information resulting in a theoretical reference and later a field research with the university students of the Faculty of Economics, Administration, Actuarial and Accounting of the Federal University of Ceará in order to verify their understanding of the use of information sources. As for the methodology, the inductive method was used, the social research type with an exploratory level suitable for undergraduates, the research design was bibliographical, and the sample was calculated for the finite populations described by Gil, the technique / instrument for collecting data was the questionnaire. Results 55% of the 101 interviewees know the criteria for evaluating the information sources and uses them, although the remaining 45% do not know these criteria, nor do they fail to use safe sources for the elaboration of their academic papers by indication sources of information by teachers and experts in your area. Conclusion: most of the 101 students interviewed demonstrate a good understanding of the evaluation criteria of the information sources until they know the evaluation criteria presented in the questionnaire of this research while the others do not know. When asked what the greatest difficulty they face in selecting information sources the vast majority claims to be the reliability / credibility check of the information showing us that scenario presented in this monograph has not yet been eradicated. |
Description: | LINS, Francisca Fabiana Rocha. Análise sobre o uso de fontes de informação pelos estudantes da FEAAC na elaboração de seus trabalhos acadêmicos. 2017. 63f. - TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Curso de Graduação em Biblioteconomia, Fortaleza (CE), 2017. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32114 |
Appears in Collections: | BIBLIOTECONOMIA - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2017_tcc_ffrlins.pdf | 961,36 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.