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Type: TCC
Title: Gestão de custos e formação de preços: um estudo de caso em uma microempresa de comércio varejista de autopeças em Fortaleza
Authors: Carneiro, Rodrigo Monteiro
Advisor: Peres, Danielle Augusto
Keywords: Contabilidade de custo;Custos;Preços - Determinação
Issue Date: 2013
Citation: CARNEIRO, Rodrigo Monteiro. Gestão de custos e formação de preços: um estudo de caso em uma microempresa de comércio varejista de autopeças em Fortaleza. 2013. 46 f. TCC (graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2013.
Abstract in Brazilian Portuguese: A formação do preço de venda dos produtos tem se transformado em uma ferramenta indispensável para as decisões gerenciais de uma empresa. Com o mercado cada vez mais competitivo e dinâmico torna-se essencial o uso de artifícios contábeis e mercadológicos para conseguir sobrepor-se em relação à concorrência imposta pelo mercado. A contabilidade de custos apresenta-se como peça fundamental para o auxilio a precificação. Durante muito tempo a contabilidade de custos foi a base da formação de preços, porém, com o acirramento do mercado e o aparecimento de novos concorrentes, surgiram novas bases para a formação dos preços de venda, como: preço baseado na concorrência e baseado no mercado. O estudo aprofundado da contabilidade de custos juntamente com informações retiradas do mercado e dos concorrentes acabou por fazer com que a precificação se tornasse um diferencial estratégico para o sucesso das organizações. Logo, a capacidade técnica dos gestores em mesclar as informações internas da empresa com as informações retiradas do meio em que a empresa esta relacionada é um diferencial na continuidade da empresa. A metodologia utilizada no trabalho foi um estudo bibliográfico seguido por um estudo de caso em uma empresa do ramo de autopeças no Ceará. O presente trabalho pretende analisar como uma precificação baseada nos custos da empresa e nas informações retiradas do meio em que a empresa esta presente pode auxiliar nos resultados da empresa.
Abstract: The formation of the selling price of products has become an indispensable tool in the management decisions of a company. With the market increasingly competitive and dynamic becomes essential to use accounting gimmicks and marketing to achieve overlap in relation to competition imposed by the market. Cost accounting is presented as a key to the aid pricing. For a long time the cost accounting was the basis of pricing, however, with the worsening of the market and the emergence of new competitors, new bases for forming sales prices, as price-based competition and market-based. The detailed study of cost accounting information along with withdrawals of competitors and eventually cause the pricing to become a strategic differentiator for the success of organizations. Therefore, the technical ability of managers merge the internal company information with the information taken from the environment in which the company is related is a gap in business continuity. The methodology used in a bibliographic work was followed by a case study on a company's auto sector in Ceará. This paper aims to analyze how a cost-based pricing of the company and the information taken from the environment in which the company is present may help the company's results.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32097
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