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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3201
Tipo: | Dissertação |
Título: | A dimensão educativa da prática dos agentes do Tribunal de Contas do Ceará sob o enfoque da Gestão Ambiental |
Autor(es): | Camelo, Pedro Henrique Alves |
Orientador: | Figueiredo, João Batista de Albuquerque |
Palavras-chave: | Educação ambiental - Fortaleza(CE);Gestão ambiental - Fortaleza(CE);Environmental Crisis;Educação Ambiental;Gestão Ambiental;Crise Ambiental;Environmental Education;Environmental Management;Tribunal de Contas do Estado do Ceará;Educação ambiental - Fortaleza(CE);Gestão ambiental - Fortaleza(CE) |
Data do documento: | 2010 |
Instituição/Editor/Publicador: | http://www.teses.ufc.br |
Citação: | CAMELO, Pedro Henrique Alves. A dimensão educativa da prática dos agentes do Tribunal de Contas do Ceará sob o enfoque da gestão ambiental. 2010. 147f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2010. |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo conhecer a dimensãoeducativa da prática dos agentes doTribunal de Contas do Ceará (TCE), sob o enfoque da Gestão Ambiental (GA), tendo como a crise ambiental contemporânea, a fim de construir coletivamente um conjunto de procedimentos para a Educação Ambiental Dialógica da referida Instituição. A orientação teórico-metodológica está numa leitura de mundo que rompe com velhos paradigmas como o cosmocêntrico, o teocêntrico e o antropocêntrico, e avança com outras possibilidades epistemológicas como a Perspectiva Eco-Relacional (PER), que contribui com as discussões socioambientais, nas dimensões cultural, crítica, política, moral, jurídica e afetiva, possibilitando que se perceba o mundo na sua totalidade. Trata-se de uma pesquisa composta das seguintes técnicas: observação participante, por meio da interação do pesquisador com os agentes concursados do TCE; entrevistas semiestruturadas, baseadas em um roteiro compostos por blocos de perguntas enfocando a relação dos agentes com o Tribunal; grupo dialógico, para ampliação dos elementos acerca da dimensão educativa da prática dos agentes do TCE, sob o enfoque da GA. Esta pesquisa é referenciada por uma proposta de Educação Ambiental crítica e dialógica que oferece dentre outros aportes da literatura de Paulo Freire a afetividade e o saber escutar. Os resultados expressam-se com base nos temas geradores: Crise Ambiental, Gestão Ambiental e Dimensão Educativa, que possibilitaram algumas categorias e sub-categorias interpretativas. A compreensão da crise ambiental apareceu associada a dimensões que passam pelo saber, pelo imaginário, o medo, sobretudo pela reflexão que sinalizam sentimentos de cooperação. A Gestão Ambiental pode ser entendida, na reflexão desta pesquisa, como um trabalho que deve começar com a problematização das questões do lugar, mediante o diálogo e da escuta afetiva, com todas as pessoas envolvidas nas relações. A dimensão educativa sob o enfoque da gestão ambiental apareceu em alguns depoimentos como sentimentos e reflexões de que, na vida, a educação formal e informal contribui efetivamente para as práticas ambientais consciente, associadas a valores adquiridos. Em síntese, a Educação Ambiental, que este trabalho propõe como contribuição para a gestão pública, deve partir dos projetos e leituras de mundo das pessoas envolvidas, com foco na superação de situações-limites, conquistando e construindo nos gestos, parcerias, mobilizações e diálogos tecidos pelos afetos. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3201 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
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