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Tipo: Dissertação
Título : As crônicas da infância na série Para Gostar de Ler: uma perspectiva semiótica
Autor : Farias, Naiana Iris Teixeira
Tutor: Oliveira Júnior, José Leite de
Palabras clave : Literatura comparada;Literatura infanto-juventil;Crônica brasileira;Childhood;Contract agreement
Fecha de publicación : 2017
Citación : FARIAS, Naiana Iris Teixeira. As crônicas da infância na série Para Gostar de Ler: uma perspectiva semiótica. 2017. 95f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Letras, Fortaleza (CE), 2017.
Resumen en portugués brasileño: A imagem da infância é esboçada nas crônicas intituladas Para gostar de ler, histórica série infanto-juvenil lançada pelo editor Jiro Takahashi em 1977. Já no primeiro volume, o prefácio propõe um pacto de cumplicidade entre narrador e narratário, este tratado pelo vocativo “Amigo estudante”. Além disso, desde a introdução, o livro deixava claro que o seu principal objetivo era incentivar a leitura dos estudantes e não ensinar gramática e redação. No âmbito dos Estudos Comparados, este trabalho faz um levantamento dos cinco primeiros volumes, que servem de corpus para a presente investigação, examinados à luz da Semiótica Discursiva, tomando-se como base a categoria analítica de Estrutura polêmica do enunciado, segundo Greimas e Courtés (2008). Na comparação entre as crônicas dos autores da série (Carlos Drummond de Andrade, Fernando Sabino, Rubem Braga e Paulo Mendes Campos), infere-se que há uma relação assimétrica entre crianças e adultos, em que se estabelecem contratos unilaterais e bilaterais, ora positivos (sedução e tentação), ora negativos (provocação ou ameaça). Tal relação é apresentada nas crônicas a partir das diferentes perspectivas dos escritores em questão, observando-se, desse modo, associações e dissociações no que concerne à puerícia, em função do próprio caráter plurifacetado da noção de infância, em que se verificam as diferentes formas encontradas pelos sujeitos de convencer o outro a atingir o seu objetivo pessoal. No entanto, o viés da série, francamente favorável aos atores infantis, subverte a pretensa assimetria imposta pela lógica do mundo adulto.
Abstract: The image of childhood is outlined in the chronicles titled Para Gostar de ler, a historical children's series released by editor Jiro Takahashi in 1977. In the first volume, the preface proposes a pact of complicity between narrator and narratary, which is treated by the vocative "Student friend". In addition, since the introduction, the book has made it clear that its main purpose was to encourage students to read and not to teach grammar and wording. In the context of Comparative Studies, this work presents a survey of the first five volumes, which serve as corpus for the present investigation, examined in the light of Discursive Semiotics, based on the analytical category of polemical Statement, according to Greimas and Courtés (2008). In the comparison between the chronicles of the authors of the series (Carlos Drummond de Andrade, Fernando Sabino, Rubem Braga and Paulo Mendes Campos), it is inferred that there is an asymmetrical relationship between children and adults, in which unilateral and bilateral contracts are established, sometimes positive (seduction and temptation), sometimes negative (provocation or threat). This relation is presented in the chronicles from the different perspectives of the writers in question, thus observing associations and dissociations with regard to childishness, due to the very multi-faceted character of the notion of childhood, in which the different forms encountered by the subjects to persuade the other to achieve their personal goal. However, the bias of the series, frankly favorable to children's actors, subverts the alleged asymmetry imposed by the logic of the adult world.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31955
Aparece en las colecciones: PPGLE- Dissertações defendidas na UFC

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