Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31891
Type: | TCC |
Title: | O uso do software de termologia no ensino de Física no 2º ano para uma aprendizagem significativa |
Authors: | Silva, Francisca Aretusa da |
Advisor: | Vasconcelos, Francisco Herbert Lima |
Keywords: | Física - Estudo e ensino;Aprendizagem significativa;Informática educativa;Software educacional |
Issue Date: | 2012 |
Citation: | SILVA, F. A. O uso do software de termologia no ensino de Física no 2º ano para uma aprendizagem significativa. 2012. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Instituto Universidade Virtual, Universidade Federal do Ceará, Aracati, 2012. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Relata a importância do uso do software como recurso pedagógico para uma aprendizagem significativa dos alunos da disciplina de Física, focalizando a qualidade do ensino, de modo que assim se possa contribuir com a educação. O ensino de Física, há muitos anos, é visto com aversão pelos educandos, pelo grau de dificuldade que os mesmos têm encontrado em compreender seus conceitos, em conectar informações já conhecidas, ou mesmo, por não possuírem informações suficientes para alcançar uma aprendizagem significativa. Sucede-se uma metodologia de ensino caracterizada por aulas expositivas centradas no professor, no repasse de conteúdos e um método de avaliação classificatória. Considerando este cenário, percebe-se a necessidade de se promover mudanças na visão pedagógica dos professores. É necessária uma nova abordagem de ensino, é preciso rever a didática empregada, identificar meios facilitadores do aprendizado e principalmente localizar e suprir a falta do conhecimento não adquirido. |
Abstract: | Reported the importance of using the software as an educational resource for meaningful learning of students of physics, focusing on the quality of teaching, so that thus can contribute to education. The teaching of physics for many years, is viewed with distaste by students, by degree of difficulty that they have found in understanding the concepts, to connect information already known, or even did not have information sufficient to achieve meaningful learning. Succeed is a teaching methodology characterized by teacher-centered lectures, in the transfer of contents and an evaluation method of classification. Considering this scenario, you realize the need to promote changes in teachers' pedagogical vision. We need a new approach to teaching, we must review the didactic used to identify the enablers of learning and especially to locate and address the lack of knowledge is not acquired. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31891 |
Appears in Collections: | FÍSICA-LICENCIATURA (EaD) - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2012_tcc_fasilva.pdf | 930,28 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.