Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31825
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Observações de dados singulares da criança em atividade de reescrita |
Autor(es): | Souza, Kaline Araújo Mendes de Jesus, Lavínia Rodrigues de |
Palavras-chave: | Aquisição da língua escrita;Criançã;Narrativas Infantis |
Data do documento: | 2012 |
Citação: | SOUZA, Kaline Araújo Mendes de; JESUS, Lavínia Rodrigues de. Observações de dados singulares da criança em atividade de reescrita. IN: Anais da Jornada do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste, Natal, 04 - 07 de set 2012. Anais... Natal: EDUFRN, 2012. |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo analisar dados singulares de crianças, na fase inicial da aquisição da língua escrita, em atividade de reescrita, desenvolvida a partir da consagrada narrativa infantil Chapeuzinho Vermelho, e refletir sobre a relação que tais sujeitos estabelecem com a escrita, na fase anteriormente mencionada. Para a coleta e tratamento dos dados da investigação realizada, adotamos o enfoque do paradigma indiciário, modelo epistemológico fundado no singular (GINZBURG, 1986), em diálogo com o quadro teórico-metodológico do interacionismo sócio-discursivo (ISD) (BRONCKART, 1999), que pretende dar conta da problemática das relações entre linguagem e desenvolvimento humano. O paradigma indiciário considera que os dados singulares podem ser reveladores daquilo que se deseja conhecer e trata-se de uma modalidade de inferência que consiste na busca de uma conclusão pela interpretação dos indícios. Já o ISD entende os indivíduos como aqueles que assumem papéis discursivos em situações reais de interlocução sócio-historicamente marcadas. A análise dos dados observados mostra que nem toda reescrita que as crianças fizeram do seu texto foi motivada por interferências do texto-fonte. O trabalho com os dados de reescrita de crianças revelou comportamentos singulares que indicam a possibilidade de se trabalhar com esse tipo de corpus com vistas à caracterização e construção do estilo de sujeitos particulares, ao longo do processo de aquisição da escrita. Além disso, verificou-se que a relação que os participantes da pesquisa desenvolvem com a língua está marcada por uma tradição prescritiva, que valoriza a noção de língua como código, sem levar em conta os parâmetros sócio-subjetivos da ação de linguagem. [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31825 |
ISBN: | 978-85-7273-930-6 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGL - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_eve_karaujo-mendes; lrjesus.pdf | 130,6 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.