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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31825
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Souza, Kaline Araújo Mendes de | - |
dc.contributor.author | Jesus, Lavínia Rodrigues de | - |
dc.date.accessioned | 2018-05-10T12:41:29Z | - |
dc.date.available | 2018-05-10T12:41:29Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Kaline Araújo Mendes de; JESUS, Lavínia Rodrigues de. Observações de dados singulares da criança em atividade de reescrita. IN: Anais da Jornada do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste, Natal, 04 - 07 de set 2012. Anais... Natal: EDUFRN, 2012. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-7273-930-6 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31825 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Aquisição da língua escrita | pt_BR |
dc.subject | Criançã | pt_BR |
dc.subject | Narrativas Infantis | pt_BR |
dc.title | Observações de dados singulares da criança em atividade de reescrita | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho tem por objetivo analisar dados singulares de crianças, na fase inicial da aquisição da língua escrita, em atividade de reescrita, desenvolvida a partir da consagrada narrativa infantil Chapeuzinho Vermelho, e refletir sobre a relação que tais sujeitos estabelecem com a escrita, na fase anteriormente mencionada. Para a coleta e tratamento dos dados da investigação realizada, adotamos o enfoque do paradigma indiciário, modelo epistemológico fundado no singular (GINZBURG, 1986), em diálogo com o quadro teórico-metodológico do interacionismo sócio-discursivo (ISD) (BRONCKART, 1999), que pretende dar conta da problemática das relações entre linguagem e desenvolvimento humano. O paradigma indiciário considera que os dados singulares podem ser reveladores daquilo que se deseja conhecer e trata-se de uma modalidade de inferência que consiste na busca de uma conclusão pela interpretação dos indícios. Já o ISD entende os indivíduos como aqueles que assumem papéis discursivos em situações reais de interlocução sócio-historicamente marcadas. A análise dos dados observados mostra que nem toda reescrita que as crianças fizeram do seu texto foi motivada por interferências do texto-fonte. O trabalho com os dados de reescrita de crianças revelou comportamentos singulares que indicam a possibilidade de se trabalhar com esse tipo de corpus com vistas à caracterização e construção do estilo de sujeitos particulares, ao longo do processo de aquisição da escrita. Além disso, verificou-se que a relação que os participantes da pesquisa desenvolvem com a língua está marcada por uma tradição prescritiva, que valoriza a noção de língua como código, sem levar em conta os parâmetros sócio-subjetivos da ação de linguagem. [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGL - Trabalhos apresentados em eventos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2012_eve_karaujo-mendes; lrjesus.pdf | 130,6 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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