Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31804
Tipo: TCC
Título : As concepções prévias dos alunos do ensino médio sobre Astronomia e uma nova abordagem para o ensino de fenômenos astronômicos
Autor : Leal, Jocélio Gomes
Tutor: Oliveira, Ronaldo Glauber Maia de
Palabras clave : Física - Estudo e ensino;Astronomia (Ensino médio);Estratégias de aprendizagem;Didática;Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)
Fecha de publicación : 2015
Citación : LEAL, J. C. As concepções prévias dos alunos do ensino médio sobre Astronomia e uma nova abordagem para o ensino de fenômenos astronômicos. 2015. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Instituto Universidade Virtual, Universidade Federal do Ceará, Beberibe, 2015.
Resumen en portugués brasileño: Apresenta-se neste trabalho uma pesquisa inicial realizada nos terceiros anos de uma escola estadual de educação profissional na cidade de Pacajus/CE, que mostra um pequeno déficit a respeito de alguns temas básicos de Astronomia que os alunos, que estão nas vésperas de concluir o ensino médio, apresentaram. Através da pesquisa foi elaborada uma proposta com ideias que vem sendo discutidas sobre a educação em Astronomia, tratando de como inserir este tema nas aulas rotineiras dos alunos. Por ser uma disciplina de fácil interação com as outras disciplinas, e por ser um tema tão fundamental do conhecimento humano, é proposta uma mudança no que se refere à divulgação científica e ao ensino da Astronomia (propondo-se, por exemplo, a inserção desta no currículo escolar) como ciência. No final foi realizada uma palestra demonstrativa de forma a ilustrar como seria uma aula mais interativa e não convencional onde foram abordados temas que são tidos como concepções alternativas pela maioria da população. Apresentando como resultado da palestra, um ótimo rendimento em relação ao nível de respostas dadas no preenchimento do quis reavaliativo astronômico.
Abstract: It is presented in this work an initial survey conducted in the third year of a state school of professional education in the city of Pacajus-Ce, showing a small deficit on some basic themes of Astronomy who are on the verge of graduating from high school, they showed. Through research a proposal was drawn up with ideas that have been discussed about education in astronomy, dealing with how to insert this topic in routine classes of students. Because it is a discipline of easy interaction with other disciplines, and for being such a fundamental issue of human knowledge, It is proposed to change in relation to scientific publication and teaching of astronomy (proposing, for example, the insertion this in the curriculum ) as a science. At the end, demonstration lecture was held to illustrate how it would be one interactive class and unconventional which addressed issues that are seen as alternative conceptions by the majority population. Presenting as a result of the talk, a great performance from the level of responses in filling the astronomical quiz reavaliativo.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31804
Aparece en las colecciones: FÍSICA-LICENCIATURA (EaD) - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2015_tcc_jgleal.pdf1,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.