Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3174
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLinhares, Ângela Maria Bessa-
dc.contributor.authorSilva, Francisco José Chaves da-
dc.date.accessioned2012-07-11T16:24:46Z-
dc.date.available2012-07-11T16:24:46Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.citationSILVA, Francisco José Chaves da. A educação político-estética da periferia de Fortaleza: reflexões sobre a cultura do olhar. 2007. 292f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3174-
dc.description.abstractThis research work can be identified as a group of efforts that seeks to make known, to register and to turn public, as the education political-aesthetic of the Fortaleza periphery is constituted, located in the community Poço da Draga; that is known pejoratively as " Favela do Baixa-Pau", has in its backdrop some reflections on the culture of the glance. Residents in the mentioned Community, come to the society and they are seen by her, in the construction attempt for belonging, trying to place this Community in the context of a discussion on periphery and culture; for so much, it tries to bound the theme in the salience of the dynamics sociocultural Fortaleza contemporary. Another subject that this research investigates is the referred Community's residents' resistance, understanding the struggles with the public and private powers, as well as the process of segregation of the segregation, pertinent to the context of " existent poverty" inside of the own Community. This way, we have chosen four sceneries for our inquiry: the school (the classroom, the union, the bathrooms, the corridors), place of the ideas and of the ideals. the house (the architectural construction, the pieces of furniture and the utensils, the prints on the walls, etc),a safe place for the poor people. the street (the leads, the spaces interdicted in the city – incasrs and autdoors funk parties and the shopping malls). the transitory home for all of us; as well as the slum the home of the huts,. And, the body (clothes, seasonings, tattoos, scars, " piercins"), this vehicle of our geo-political-cultural journey.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPolíticapt_BR
dc.subjectEstéticapt_BR
dc.subjectPeriferiapt_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectPoço da Draga(Fortaleza,CE) – Condições sociaispt_BR
dc.subjectPoço da Draga(Fortaleza,CE) – Usos e costumespt_BR
dc.subjectCultura popular – Poço da Draga(Fortaleza,CEpt_BR
dc.subjectArtes e sociedade – Poço da Draga(Fortaleza,CE)pt_BR
dc.subjectFavelas – Aspectos sociais – Poço da Draga(Fortaleza,CE)pt_BR
dc.titleA educação político-estética da periferia de Fortaleza: reflexões sobre a cultura do olharpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho de pesquisa pode ser identificado como um conjunto de esforços que visa levantar, registrar e tornar público, como se constitui a Educação Político-Estético da Periferia de Fortaleza, situado na Comunidade Poço da Draga; que é pejorativamente conhecida como “Favela do Baixa-Pau”, e tem como pano de fundo algumas reflexões sobre a cultura do olhar, objetivando investigar o modo o qual os sujeitos da periferia de Fortaleza, residentes na citada Comunidade, vêm a sociedade e são vistos por ela, na tentativa de construção da pertença, procurando situar esta Comunidade no contexto de uma discussão sobre periferia e cultura; para tanto, procura-se circunscrever o tema no bojo da dinâmica sociocultural contemporânea de Fortaleza. Outra questão que este trabalho de pesquisa busca investigar é a resistência dos moradores da referida Comunidade, compreendendo os enfrentamentos com os poderes públicos e privado, bem como o processo de segregação da segregação, pertinente ao contexto de “favelização” existente dentro da própria Comunidade. Deste modo, elegemos quatro cenários para compor o campo de atuação da nossa busca investigativa que foram: a escola (a sala de aula, o grêmio, os banheiros, os corredores), lugar das idéias e dos ideais. A casa (a construção arquitetônica, os móveis e os utensílios, as estampas das paredes´, etc.), lugar que para as pessoas pobres é o porto seguro da família. A rua (os grafites, os espaços interditados na cidade – o dentro e o fora, os bailes funks e os shoppings centers.), a morada transitória de todos nós; assim como a favela é a morada definitiva dos barracos. E os corpos (roupas, adereços, tatuagens, cicatrizes, “piercins”), este veículo de nossa viagem geo-político-cultural.pt_BR
dc.title.enthe education political-aesthetic of youth the periphery of Fortaleza: reflections on the culture of the glancept_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_Dis_FJCSILVA.pdf5,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.