Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31670
Tipo: TCC
Título: O uso de experimentos de baixo custo como instrumento para o ensino de mecânica no ensino fundamental
Autor(es): Santos, Pedro Rodrigo de Sousa
Orientador: Silva, Carla Maria Salgado Vidal
Palavras-chave: Física experimental;Mecânica;Construtivismo;Física - Estudo e ensino;Experimentos de baixo custo
Data do documento: 2017
Citação: SANTOS, P. R. S. O uso de experimentos de baixo custo como instrumento para o ensino de mecânica no ensino fundamental. 2017. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.
Resumo: O presente trabalho teve a finalidade de investigar a eficácia do uso de experimentos de baixo custo para o ensino de mecânica no ensino fundamental. A física de modo geral não é popular entre os alunos. Muitos têm dificuldades às vezes em entender as teorias e na maioria das vezes em compreender os cálculos. Como alternativa ao ensino tradicional este trabalho propõe o uso da metodologia da física experimental junto com a teoria do construtivismo, tendo como base a epistemologia genética de Jean Piaget. Para realizar o objetivo deste trabalho foi aplicado um primeiro questionário em alunos do nono ano, que já tiveram aulas tradicionais de mecânica, para investigar a forma que viam a física, como gostariam de aprender essa disciplina e avaliar seu nível em alguns tópicos de mecânica. Foram escolhidos três experimentos para trabalhar nesta pesquisa, “MRU”, “A moeda que cai no copo” e “Carrinho movido à bexiga – Jet car” que tratam respectivamente do movimento retilíneo uniforme, da primeira lei de Newton e da terceira lei de Newton. Foi realizado um segundo questionário, após os alunos terem participado das aulas práticas, com o objetivo de fazer uma comparação com os resultados obtidos com o primeiro. No fim, os resultados mostraram que o uso dos experimentos de baixo custo foi eficaz para o ensino de mecânica no ensino fundamental.
Abstract: The present work had the purpose to investigate the effectiveness of the use of experiments of low cost for the teaching of mechanics in elementary school. Physics in general is not popular with students. Many have difficulties at times in understanding theories and most often in understanding calculations. As an alternative to traditional teaching, this work proposes the use of the methodology of experimental physics together with the theory of constructivism, based on the genetic epistemology of Jean Piaget. In order to accomplish the objective of this work, a first questionnaire was applied to students of the ninth grade, who already had traditional mechanics classes, to investigate the way they see physics, how they would like to learn this discipline and evaluate their level in some mechanics topics. Three experiments were chosen to work on this research, "URM", "The coin that falls in the cup" and "Jet car", which deal respectively with the uniform rectilinear movement, Newton's first law and Newton's third law. A second questionnaire was carried out, after the students had participated in the practical classes, in order to make a comparison with the results obtained with the first one. In the end, the results showed that the use of low cost experiments was effective for the teaching of mechanics in elementary school.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31670
Aparece nas coleções:FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_tcc_prssantos.pdf1,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.