Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31500
Type: | TCC |
Title: | O cinema como recurso didático nos cursos de Administração e Contabilidade da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - FEAAC/UFC |
Authors: | Santos, Lahis Muriel Feliciano dos |
Advisor: | Gomes, Carlos Adriano Santos |
Keywords: | Cinema na educação;Práticas pedagógicas;Ensino superior |
Issue Date: | 2013 |
Citation: | SANTOS, Lahis Muriel Feliciano dos. O cinema como recurso didático nos cursos de Administração e Contabilidade da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - FEAAC/UFC. 2013. 17 f. TCC (graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2013. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O desenvolvimento de novas tecnologias potencializou a integração de recursos didáticos alternativos no processo de construção do conhecimento no ambiente universitário com o destaque para a utilização de filmes curta e longa metragem, recurso cada vez mais utilizado pelos docentes em suas estratégias de mediação. Por meio da linguagem fílmica podem-se explorar temas diversos e de diferentes óticas com abordagem documental ou ficcional, contudo o cinema é dotado de linguagem complexa e sua comunicação se dá através de recursos como imagem, som, luz, movimento, sendo necessária concentração e a correlação de fatos para o entendimento da mensagem, consequentemente uma adequada reflexão do docente sobre os objetivos e potenciais resultados e riscos na adoção de tal ferramenta tornase essencial. Assim, este estudo visa analisar a frequência e o modo como os recursos fílmicos estão sendo utilizados nos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Propõe-se também, inventariar filmes utilizados, bem como os temas neles abordados. Trata-se de uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa, procedimento bibliográfico e estudo de caso, a coleta de dados deu-se por intermédio da aplicação de questionário aos docentes que fazem uso de tal recurso didático. A amostra é composta de 18 docentes (75% do total de 24 docentes que utilizam o cinema como recurso didático nos cursos de Administração e Contabilidade da FEAAC). Observou-se uma utilização moderada dos recursos fílmicos (44% dos docentes) e que a maioria dos professores aplica o recurso de forma planejada e com avaliação posterior, no final foram inventariados 40 filmes utilizados. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31500 |
Appears in Collections: | CIÊNCIAS CONTÁBEIS - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2013_tcc_lmfsantos.pdf | 201,81 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.