Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3138
Tipo: | Tese |
Título: | Avaliação do Ensino Fundamental na modalidade Ciclos de Formação: caracterização e contextualização 2000-2005 |
Título em inglês: | Assessment of Basic Education in Cyclic formation modalities: characterization and background 2000 - 2005 |
Autor(es): | Veras, Neide Fernandes Monteiro |
Orientador: | Nascimento, Raimundo Benedito do |
Palavras-chave: | Ensino Médio;Ciclos de Formação;Rendimento Escolar;Basic Teaching;Cyclic Formation;Assessment;School Learning Results;Ensino fundamental - Regime por ciclos - Avaliação - Fortaleza (CE) - 2000-2005;Rendimento escolar - Fortaleza (CE) - 2000-2005;Fracasso Escolar;Aprendizagem |
Data do documento: | 2007 |
Instituição/Editor/Publicador: | http://www.teses.ufc.br |
Citação: | VERAS, Neide Fernandes Monteiro. Avaliação do ensino fundamental na modalidade ciclos de formação: caracterização e contextualização 2000-2005. 2007. 235f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2007. |
Resumo: | A avaliação do ensino fundamental na modalidade ciclo de formação no estado do Ceará teve por finalidade averiguar como o sistema de ensino vem se efetivando, conforme preconiza as políticas de educação, estabelecidas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de nº 9394/96, nos Planos Nacional e Estadual de Educação, Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), Referencias Curriculares Básicos, Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE), programas curriculares e respectivos projetos pedagógicos. O objetivo do estudo visou analisar, a luz da avaliação de programas, se os índices de matrícula por faixa etária, dependência administrativa, o movimento do rendimento escolar e a distorção idade-série, mediante os índices de aprovação, reprovação e evasão, vêm promovendo a melhoria da educação cearense, em face da adoção dos ciclos de formação. Para tanto, os métodos de pesquisa adotados foram bibliográfico, descritivo em campo nas vertentes cartográficas e estudo de caso. A metodologia segue a abordagem quali-quantitativa, adotando o coorte, numa série histórica, com vistas a verificar as tendências do rendimento escolar. Constatou-se que o ensino fundamental na modalidade ciclos de formação vem se consolidando de acordo com as metas estabelecidas, no que diz respeito ao movimento e rendimento escolares. Há evidências de que o índice de aprovação decresceu, em face do compromisso tácito dos gestores escolares a não propiciar aprovação sem aprendizagem significativa. Este fato demonstra a coerência dos dados relativos à reprovação que vem crescendo, porém, os índices de abandono (evasão) demonstram decréscimos, com uma ligeira ascendência no ano de 2004, mas a tendência é diminuir. |
Abstract: | Assessment of basic education in cyclic formation modalities in the State of Ceará has as its objective to verify how the teaching system accomplished what was demanded by educational politics, established by the Law of Basic Directives for National Education Nº 9394/96, in the National and State Plans for Education, in the National Curriculum Parameters (NCP), in the Developmental School Plan (DSP) and other curriculum and respective pedagogical programs. The imediate object of the study was to analyse, in the light of program assessment, the catalogue of enrolment by age groups, administrative dependance, school results and age-class distortion, through indexes of approval, failure and school abandoment, by furthering a better educational network here in Ceará, through the adoption of cyclic formation. The methods used in this research were bibliographic, cartographic field descriptions and a case study. The methodology followed a semi-quantitive approach, in an effort to verify the tendencies in school efficiency results. It was noted that basic teaching in cyclic formation modalities were consolidating, according to the estabished objectives, approaches and academic school results. There was evidence that the approval rating decreased, especially in view of the fact that school directors undertook as an obligation not to pass students who had not acquired significant learning. This fact was coherent with the data obtained showing that academic failure grew, but school abandonment decreased after a slight increase in 2004. There is a tendency for school abandonment to decrease. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3138 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Teses defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2007_tese_nfmveras.pdf | 1,63 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.