Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31351
Tipo: TCC
Título: Eficiência da gestão pública: informação de custos dos estados brasileiros
Autor(es): Castro, Graziele de Amorim
Orientador: Machado, Marcus Vinícius Veras
Palavras-chave: Contabilidade de custo;Administração pública - Brasil
Data do documento: 2013
Citação: CASTRO, Graziele de Amorim. Eficiência da gestão pública: informação de custos dos estados brasileiros. 2013. 22 f. TCC (graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2013.
Resumo: A Lei nº 4.320/64 foi um dos primeiros normativos a ressaltar a importância da apuração de custos no setor público, mesmo que direcionando para os serviços públicos industriais. Posteriormente, vários instrumentos legais passaram a tratar do assunto, no contexto da busca pela eficiência na gestão pública. Este estudo tem como objetivo analisar a eficiência da gestão pública por meio da informação de custos versus receitas efetivas dos Estados brasileiros, mediante pesquisa exploratória, bibliográfica e documental. Para calcular os custos, utilizou-se adaptação do modelo de apuração de custos proposto pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Diante dos resultados foi possível verificar que Estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Bahia, Mato Grosso do Sul e Acre, tiveram seus custos superiores a suas receitas, o que sinaliza que parte de suas despesas podem estar sendo custeadas por receitas de capital, como por exemplo, empréstimos contraídos pelo Estado em longo prazo ou da conversão, em espécie, de bens e direitos.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31351
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS CONTÁBEIS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_tcc_gacastro.pdf395,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.