Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31288
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGarcez, Danielle Sequeira-
dc.contributor.authorFeitosa, Alcebiades Gomes Bezerra-
dc.date.accessioned2018-04-20T11:32:37Z-
dc.date.available2018-04-20T11:32:37Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationFEITOSA, A. G. B. Teoria e prática: impactos na aprendizagem sobre princípios de educação ambiental. 2017. 59 f. Monografia (Graduação em Ciências Ambientais) - Instituto de Ciências do Mar, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31288-
dc.description.abstractModern lifestyle on urban centers and teaching patterns that divide education in separated subjects have altered the way humans understand the environment. In order to reestablish this understanding, teaching in Environmental Education is concerned not only with disseminating environmental values but also with investigating ways of transmission or knowledge that increase understanding. The present study aimed to evaluate the advantages of using experimental practices, represented by scientific experiments, on methodologies of teaching expositions, in the construction of the learned about the natural environment. In order to do so, the classes of secondary and higher education students were submitted as different methodologies, focusing on the teaching of the soil theme, its functions and degradation factors, in Environmental Education Line. After the lessons, the infernos in simple and discrete data of contribution to the construction of the knowledge about the mentioned subject, in both as situations. In general, experimental teaching groups obtained higher success rates than did expository teaching groups; Control group, who respond to the questionnaire in embassies as situations, raising their scores in media emissions 22%, highlighting the existence of empirical advantages of methods that use the practice in the teaching-learning process.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Ciências do Marpt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEcologia - Aprendizagempt_BR
dc.titleTeoria e prática: impactos na aprendizagem sobre princípios de educação ambientalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO modo de vida das grandes cidades e os padrões de ensino que dividem o conhecimento alteraram o modo como o ser humano compreende o meio ambiente. Para restabelecer essa compreensão, o ensino em Educação Ambiental ocupa-se não tão somente de difundir valores ambientais como de investigar formas de transmitir o conhecimento que ampliem a sua compreensão. O presente estudo teve como objetivo avaliar as vantagens do uso de práticas experimentais, representadas por experiências científicas, sobre metodologias de ensino expositivas tradicionais, na construção do aprendizado sobre o meio natural. Para tanto, turmas de alunos de ensino médio e superior foram submetidas as diferentes metodologias, com foco no ensino da temática de solos, suas funções e fatores de degradação, em nível de educação ambiental. Após as aulas, os individuos foram avaliados por meio de questionários diretos, que inferirão em dados simples e discretos da contribuição para a construção do conhecimento sobre a temática citada, em ambas as situações. Em geral, grupos de ensino experimental obtiveram maiores índices de acertos do que os grupos de ensino expositivos; indivíduos do grupo de controle, que responderam ao questionário em ambas as situações, elevaram seus escores pessoais em média 22%, destacando a existência de vantagens empíricas de métodos que se utilizem da prática no processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS AMBIENTAIS - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_tcc_agfeitosa.pdf1,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.