Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3121
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Costa, Sylvio de Sousa Gadelha | - |
dc.contributor.author | Nogueira, Eveline Dantes | - |
dc.date.accessioned | 2012-07-10T11:40:17Z | - |
dc.date.available | 2012-07-10T11:40:17Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.citation | Nogueira, E. D.; Costa, S. S. G. (2008) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3121 | - |
dc.description | NOGUEIRA, Eveline Dantas . Conexões entre dança e educação em Fortaleza: repetição do mesmo e invenção. 2008. 91f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2008. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | http://www.teses.ufc.br | pt_BR |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Corpo | pt_BR |
dc.subject | Processos de subjetivação | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Dance | pt_BR |
dc.subject | Body | pt_BR |
dc.subject | Subjectivation processes | pt_BR |
dc.subject | Dança na educação – Fortaleza(CE) | pt_BR |
dc.subject | Dança – Estudo e ensino – Fortaleza(CE) | pt_BR |
dc.subject | Educação pelo movimento –Fortaleza(CE) | pt_BR |
dc.title | Conexões entre dança e educação em Fortaleza: repetição do mesmo e invenção | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | As conexões entre educação e dança envolvem relações pedagógicas, artísticas, históricas, políticas e econômicas. Existem diversos modos de se compreender o lugar da dança em uma sociedade. Baseando-me na micropolítica, a partir da análise foucaultiana da educação, seguindo nas proximidades da filosofia da diferença e do acontecimento de Gilles Deleuze e Felix Guattari, bem como outros intercessores, elegi como problema central os efeitos que as diferentes relações de aprendizagem de dança provocam nas subjetividades dos alunos, quais as possibilidades de existência elas oferecem. Essas relações dizem respeito aos modos cotidianos de prática da dança dentro de instituições. Foram escolhidos dois locais para a realização da pesquisa: uma escola cuja proposta pedagógica pode ser dita formal; e um grupo independente, cujo funcionamento envolve uma proposta de educação não-formal. Durante os meses de fevereiro a maio de 2008, acompanhei, duas vezes por semana, as atividades do grupo independente. Por sua vez, as atividades da escola foram acompanhadas durante os meses de maio e junho do mesmo ano, também duas vezes por semana. Em junho, foi realizada uma conversa com a coordenadora de esportes da escola. No mês de julho, foram realizadas as entrevistas com as professoras de ambos os locais, no intuito de aprofundar algumas questões não esclarecidas. Utilizei de gravações em áudio de todas as conversas realizadas, com aprovação dos participantes. Durante o período de acompanhamento das atividades dos espaços pesquisados, houve uma busca de entendimento da sua atuação e dos seus mecanismos produtores de subjetivação. Acredito que a criação em dança participa da construção da subjetividade de cada sujeito, num fluxo de relações que se estabelecem entre os participantes e entre cada um e a instituição em que aprende. A proposta da qual se partiu para elaborar esta dissertação é a compreensão de que esses sujeitos que dançam inventam modos de se construírem, de se organizarem. A pesquisa buscou o entendimento de como esses variados modos ocorrem dentro dos lugares eleitos. Todos os dados acumulados foram organizados em temáticas comuns, como: a descrição dos locais, bem como sua organização; como ocorrem as aulas de dança; o professor coreógrafo; como se relacionar com as técnicas ensinadas; e as possibilidades de criação de modos de existência. Percebi que ainda existem repetições de padrões, mas há, concomitantemente, a instauração de produção do novo. Na sociedade de controle, a diferença é reduzida a escolhas já instituídas e criadas pelo marketing, pelos índices de audiência, pela publicidade, porém o acontecimento insiste e outras forças contra-efetuam através de outras máquinas de expressão. Ao discorrer sobre formação, procurei indagar sobre o que a dança pode oferecer à educação que esta não conseguiria, digamos, sozinha. Outras possibilidades de afirmação de modos de vida, esta foi a principal resposta encontrada. Ao propor uma conexão entre dança e educação, aqui se construiu uma tentativa de mostrar que existem modos de uma educação menor acontecendo na cidade de Fortaleza. | pt_BR |
dc.title.en | Connections between the dance and the education in Fortaleza: repetition and invention | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2008_dis_ednogueira.pdf | 516,95 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.