Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31185
Tipo: | Dissertação |
Título : | Avaliação da eficácia da formação docente em curso da modalidade de educação a distância (EAD) |
Autor : | Freitas, Pedro Hiago de Melo |
Tutor: | Lima, Alberto Sampaio |
Palabras clave : | Formação docente;Avaliação da graduação;Eficácia |
Fecha de publicación : | 2018 |
Citación : | FREITAS, Pedro Hiago de Melo. Avaliação da eficácia da formação docente em curso da modalidade de educação a distância (EAD). 2018.156f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Fortaleza (CE), 2018. |
Resumen en portugués brasileño: | O Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) foi instituído com a finalidade de expandir e interiorizar a educação superior pública, oferecendo, prioritariamente, vagas não-presenciais em cursos de licenciatura e de formação continuada principalmente para docentes atuantes na educação básica. Assim, espera-se das licenciaturas que contribuam para a formação holística do educando, atrelada ao desenvolvimento de saberes na área específica de atuação, na arte de ensinar, com vínculo ao uso das tecnologias digitais. Destarte, este estudo possui a seguinte indagação: a Licenciatura em Matemática à distância é eficaz na qualificação do educando para atuação na educação básica, diante dos objetivos propostos no PPC? Dessa forma, apresenta-se como objetivo: avaliar a eficácia da formação para o magistério em Matemática por meio da perspectiva de concluintes e egressos do IFCE e da análise dos objetivos propostos no PPC. Para essa efetivação, optou-se por uma pesquisa quali-quantitativa; fez-se uso da pesquisa exploratória e utilizou-se como instrumento de coleta o questionário. A apreciação dos dados foi efetuada com base na média, na variância, no desvio-padrão das respostas e por meio de estudo descritivo com a inserção de tabelas e gráficos. Dessa maneira, participaram do estudo 59 egressos que concluíram a graduação a partir de 2012 e 29 formandos que concluirão o curso até 2018. Na qual, 86% afirmaram que a licenciatura forma profissionais para atuação na educação básica, com incentivo de que essa atuação, de acordo com 82%, ocorra na escola pública; 88% asseveraram que o curso de matemática desenvolve saberes e competências necessárias para o exercício da profissão docente e que, segundo 72%, as disciplinas disponibilizadas na graduação são satisfatórias para o eficaz exercício ao magistério. Por conseguinte, e com base em outros elementos analisados, concluiu-se que a licenciatura se mostrou eficaz quanto às propostas elencadas no PPC. Comprovou-se, ademais, que o ponto de vista dos respondentes é um indicador decisivo para a avaliação da graduação, servindo de auxilio para o aperfeiçoamento não só da formação, mas de toda a instituição, no que se refere aos seus serviços prestados a sociedade, por tais afirmações estarem embasadas em observações práticas da realidade institucional. |
Abstract: | The Open University of Brazil System was created with the purpose of expanding and internalizing public higher education, offering, primarily, non-presential placements in licenciate degree and continuing education courses mainly for teachers working in basic education. So, It is expected from the licenciate degree a contribution to the holistic education of the learner, linked to the development of knowledge in the specific area of practice, in the art of teaching, with a link to the use of digital technologies. Therefore, this study aimed to evaluation the efficacy of training for teachers in Mathematics through the perspective of graduating and graduates of the IFCE and the analysis of the objectives proposed in the Pedagogical Project of the Course ( PPC ) . For this purpose, a qualitative-quantitative research was chosen; using an exploratory research as an instrument for collecting the answers from the questionnaire . the appreciation of research data were evaluated based on the mean, variance, standard deviation of the answers and through a descriptive study with the insertion of tables and graphs 59 graduates who have completed graduate from 2012, and 29 graduating who will finish the course until 2018. As a result, 86% affirmed that the licenciated degree forms professionals for basic education, with an incentive that this performance, according to 82%, occurs in the public school; 88% alleged that the mathematics course develops knowledge and necessary skills for the teaching profession and that, according to 72%, the disciplines offered in the licenciated degree are satisfactory for the effectiveness of teaching profession. Consequently, and based on other elements analyzed, it was concluded that the licenciate degree was effective in relation to the proposals listed in the CFP. It has been proved, in addition, that the respondent’s point of view is a decisive indicator for the evaluation of graduation, serving as a support o the improvement, not only of training, but of the whole institution, in regards to its services provided to society, in view of such information is based on practical observations of the institutional reality. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31185 |
Aparece en las colecciones: | POLEDUC - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_dis_phmfreitas.pdf | 2,17 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.