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Tipo: TCC
Título : A influência dos stakeholders prioritários das empresas de energia elétrica do Brasil sobre o nível de divulgação da informação socioambiental
Autor : Ricarte, Laises Penha
Tutor: Carneiro, Célia Maria Braga
Palabras clave : Divulgação de informações contábeis - Brasil;Responsabilidade social da empresa - Brasil;Responsabilidade ambiental - Brasil;Serviços de eletricidade - Brasil
Fecha de publicación : 2014
Citación : RICARTE, Laises Penha. A influência dos stakeholders prioritários das empresas de energia elétrica do Brasil sobre o nível de divulgação da informação socioambiental. 2014. 67 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza, 2014.
Resumen en portugués brasileño: Esta pesquisa tem como objetivo geral identificar os fatores determinantes do Nível de Divulgação da Informação Socioambiental das empresas do setor de energia elétrica brasileiro, em 2012. Para alcançar o objetivo, o estudo foi fundamentado no embasamento teórico da divulgação voluntária da Responsabilidade Socioambiental e na Teoria dos Stakeholders, destacando na pesquisa empírica a influência dos prioritários na evidenciação. Quanto aos métodos científicos, o estudo utilizou o método dedutivo e indutivo. Quanto ao procedimento utilizou o método monográfico. Quanto aos objetivos, a pesquisa é do tipo exploratória e descritiva. Quanto ao objeto, trata-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa. Os delineamentos adotados foram as pesquisas bibliográfica e documental. A análise qualitativa identificou os stakeholders prioritários da amostra. A coleta de dados foi de fonte documental, em uma amostra de 36 empresas. O modelo conceitual contemplou 5 hipóteses referentes às variáveis Rentabilidade, Tamanho, Investimentos Sociais Internos e Externos e Investimentos Ambientais. A técnica de análise de dados utilizada foi o modelo de Análise de Regressão Múltipla. Apenas a hipóteses H2 foi confirmada. Representando a significância do tamanho da empresa para o Nível da Divulgação da Informação Socioambiental, que é explicado por ter um enfoque Econômico/Financeiro e os stakeholders interessados nessas informações são o governo, o agente regulador, os acionistas/investidores e os credores.
Abstract: This research has as main objective to identify the determinants of the level of Environmental Information Disclosure of the companies in the Brazilian electricity sector in 2012. To achieve the goal, the study was based on the theoretical basis of voluntary disclosure of social and environmental responsibility and Theory Stakeholders, especially in empirical research on the influence of the priority disclosure. Regarding scientific methods, the study used the deductive and inductive method. As regards the procedure used the monograph method. As to the objectives, the research is exploratory and descriptive. As to the object, it is a qualitative and quantitative study. The designs adopted were the bibliographic and documentary research. The qualitative analysis identified the priority stakeholders of the sample. Data collection was from reports in a sample of 36 companies. The conceptual model included five hypotheses concerning Profitability, Size, Internal and External Investments Social and Environmental Investments variables. The data analysis technique used was the model of Multiple Regression Analysis. Only the H2 hypothesis was confirmed. Representing the significance of the size of the company to the Level of Disclosure of Environmental Information, which is explained by having an Economic / Financial and stakeholders are interested in it approach the government, the regulator, shareholders / investors and creditors.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31046
Aparece en las colecciones: CIÊNCIAS CONTÁBEIS - Monografias

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