Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/30940
Tipo: TCC
Título: El análisis de las formas de futuro en el libro didáctico Cercanía Joven
Autor(es): Fernandes, Wladimir Alcântara
Orientador: Pontes, Valdecy de Oliveira
Palavras-chave: Livro Didático;Expressão de Futuro;Variação Linguística;Libro Didáctico;Expresión de Futuro;Variación Lingüística
Data do documento: 2017
Citação: Fernandes, W. A.; Pontes, V. O. (2017)
Resumo: Neste artigo se pretende analisar a abordagem adotada pelo libro didático Cercanía Joven para o ensino dos tempos futuros em língua espanhola. A investigação é de natureza descritiva e está orientada pelos pressupostos teóricos referentes à Variação Linguística aportados por Labov (1972, 1978, 2003), Tarallo (1986), Corvalán (2001), Martelotta (2009) e Bagno (2017). Serão consideradas as contribuições das gramáticas de Alarcos Llorach (1994), Matte Bon (1995), Pilar Garcés (1997), Concha Moreno (2007), Gutiérrez (2008) e RAE (2009), e os estudos linguísticos que vão propor uma série de usos e valores referentes aos tempos verbais do futuro em espanhol, representados pelo presente cronológico, a perífrase ir + a + infinitivo e o futuro imperfeito do indicativo. O corpo para análise forma parte da coleção que será utilizada por professores e discentes durante o próximo triênio (2018-2019-2020). Para tanto, foi elaborado um questionário para obtenção dos resultados relacionados ao tema em questão y à importância de explorar as variantes no livro sujeito à análise. Os resultados evidenciam que o livro pouco trabalha com a variação do futuro, com a predominância de uma abordagem estruturalista na maioria dos conteúdos trabalhados.
Resumen: En este artículo, se pretende analizar el abordaje adoptado por el libro didáctico Cercanía Joven para la enseñanza de los tiempos futuros en lengua española. La investigación es de naturaleza descriptiva y está orientada por los presupuestos teóricos referentes a la Variación Lingüística aportados por Labov (1972, 1978, 2003), Tarallo (1986), Corvalán (2001), Martelotta (2009) y Bagno (2017). Serán consideradas las contribuciones de las gramáticas de Alarcos Llorach (1994), Matte Bon (1995), Pilar Garcés (1997), Concha Moreno (2007), Gutiérrez (2008) y RAE (2009) y los estudios lingüísticos que van a proponer una serie de usos y valores referentes a los tiempos verbales del futuro en español, representados por el presente cronológico, la perífrasis ir + a + infinitivo y el futuro imperfecto de indicativo. El corpus para el análisis forma parte de la colección que será utilizada por profesores y alumnos durante el próximo trienio (2018 – 2019 – 2020). Para tanto, fue elaborado un cuestionario para la obtención de los resultados involucrados al tema en cuestión. Analizamos las variantes para la expresión de futuro en el libro didáctico. Los resultados evidencian que el libro poco explota el fenómeno de variación lingüística, con la predominancia de un abordaje estructuralista en la mayoría de los contenidos.
Descrição: Fernandes, Wladimir Alcântara. El análisis de las formas de futuro en el libro didáctico Cercanía Joven. 2017. 40f. - Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol) – Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Curso de Letras Espanhol, Fortaleza (CE), 2017.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30940
Aparece nas coleções:LETRAS - ESPANHOL - Artigo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_tcc_wafernandes.pdf1,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.