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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/30780
Tipo: | TCC |
Título : | Educação do campo e projeto político pedagógico: construção da caminhada da Escola Santa Rita, no assentamento Vida Nova, em Canindé - Ceará |
Autor : | Souza, Francisca de Fátima Moreira de |
Tutor: | Barbosa, Maria José |
Palabras clave : | Projeto político pedagógico;ProJovem Campo;Educação do campo;Educação no Meio Rural |
Fecha de publicación : | 2014 |
Citación : | Souza, F. F. M.; Barbosa, M. J. (2014) |
Resumen en portugués brasileño: | O presente trabalho é resultado de uma pesquisa realizada por uma equipe de três estudantes do Curso de Especialização em Educação do Campo da Universidade Federal do Ceará, tendo como tema, a educação do campo e o projeto político pedagógico e, como espaço investigado, a Escola de Ensino Fundamental Santa Rita, localizada no assentamento de reforma agrária Vida Nova, em Canindé, Ceará. Destacamos como referencial teórico, adotado na pesquisa, o paradigma da educação do campo; as reflexões teóricas sobre projeto político pedagógico e a legislação educacional de nosso país, sobretudo a que regulamenta a educação do campo no Brasil e no estado do Ceará. A metodologia adotada pode ser resumida em quatro grandes passos: a consulta bibliográfica e documental; a realização de uma oficina com os diferentes sujeitos da escola e do assentamento; a realização de uma segunda oficina, desta vez, com os estudantes da escola, como forma de trabalhar o eixo temático “cidadania, organização social e políticas públicas, eixo esse sendo parte integrante da proposta pedagógica do Programa ProJovem Campo, programa esse, tido por nós, como referência metodológica da educação do campo; e, por último, a aplicação de dois questionários com as pessoas do lugar onde se deu a pesquisa, sobre as políticas públicas existentes no assentamento. Como principais resultados da pesquisa destacamos: a troca de conhecimentos entre a equipe que realizou a pesquisa e os sujeitos da escola e da comunidade, sobre a educação do campo; as constatações obtidas sobre a escola e sua proposta pedagógica, bem como da realidade do assentamento, através dos momentos de diálogos, estudo e investigação; a construção coletiva com os próprios sujeitos de referências teóricas e metodológicas para a implementação da educação do campo no assentamento Vida Nova. A principal constatação foi a de que, mesmo sendo garantido o acesso a educação básica no assentamento, da educação infantil ao ensino médio, não há a qualidade necessária, seja por falta de investimentos, no caso da infraestrutura necessária, da escola, seja pela ausência de um trabalho pedagógico numa perspectiva da educação do campo. Concluímos o presente trabalho destacando, diante dos achados, dois desafios postos aos sujeitos da escola e da comunidade: um deles é a luta pela garantia das condições físicas e materiais da escola e, o segundo, consiste na continuidade da reformulação do projeto político pedagógico assumida pelos próprios sujeitos, à luz do paradigma da educação do campo, garantindo sua efetivação, dando continuidade ao trabalho iniciado com a realização da presente pesquisa. |
Descripción : | SOUZA, Francisca de Fátima Moreira de. Educação do campo e projeto político pedagógico: construção da caminhada da Escola Santa Rita, no assentamento Vida Nova, em Canindé - Ceará. 2014. 46f. TCC (Especialização), Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização Pró Jovem do Campo - Saberes da Terra, Fortaleza (CE), 2014. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30780 |
Aparece en las colecciones: | EECST - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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