Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/30772| Tipo: | Artigo de Periódico |
| Título : | Didática e psicologia: contribuição à crítica do psicologismo na educação |
| Autor : | Alvite, Maria Mercedes Capelo |
| Palabras clave : | Didática;Psicologismo Pedagógico;Prática Pedagógica;Psicologismo |
| Fecha de publicación : | 1980 |
| Editorial : | Revista Educação em Debate |
| Citación : | Alvite, M. M. C. (1980) |
| Resumen en portugués brasileño: | As experiências vivenciadas na escola como aluna e professora, levam-nos à convicção de que não se pode avaliar a prática educacional sem se levar em conta o contexto do sistema escolar geral que, por sua vez, só pode ser explicado dentro do contexto sócio-político-econômico em que está inserido. A educação só pode ser compreendida como atividade humana entranhada na totalidade de uma organização social. O que se observa, contudo, é que, de um modo geral, nos cursos de Pedagogia, a avaliação da problemática educacional Ó feita apenas num enfoque pedagógico ou psico-pedagógico. Com isso, não se faz apenas análises parciais da realidade educacional, mas pseudo-análises, já que a educação só pode ser entendida no contexto das relações sociais que refletem o conflito de duas classes antagônicas: a classe dominante e a classe dominada. |
| Descripción : | ALVITE, Maria Mercedes Capelo. Didática e psicologia: contribuição à crítica do psicologismo na educação. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 3, n. 2, p. 13-17, jul./dez. 1980. |
| URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30772 |
| ISSN : | 0102-1117 |
| Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
| Aparece en las colecciones: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 1980_art_mmcalvite.pdf | 2,09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.