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Tipo: TCC
Título: O uso dos dispositivos móveis no ambiente escolar: uma experiência no Ensino Fundamental
Autor(es): Hitzschky, Rayssa Araújo
Orientador: Castro Filho, José Aires de
Palavras-chave: Dispositivos móveis;Aprendizagem móvel;Ensino Fundamental;Mobile devices;Mobile learning
Data do documento: 2016
Citação: HITZSCHKY, Rayssa Araújo. O uso dos dispositivos móveis no ambiente escolar: uma experiência no Ensino Fundamental. 2016. 53f. - TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2016.
Resumo: A constante utilização dos dispositivos móveis em meio à sociedade vem fomentando uma discussão cada vez mais expressiva acerca da importância desses recursos para a dinâmica social, perpassando, inclusive, as contribuições que estes podem trazer para o contexto escolar. Diferentes iniciativas nacionais expressam a necessidade em trazer para a escola abordagens que contemplem, de forma mais abrangente, o uso dessas tecnologias digitais, como forma de trazer transmutações para o ambiente educacional, em suas práticas e abordagens pedagógicas. No entanto, as iniciativas encontradas ainda são poucas diante das novas demandas sociais/educacionais e que configuram novas perspectivas para o ensino e para a aprendizagem. Desse modo, o presente trabalho de conclusão do curso de Pedagogia apresenta uma pesquisa que buscou compreender as contribuições oferecidas pelo uso das tecnologias móveis no contexto escolar e as possibilidades apresentadas pela aprendizagem móvel no Ensino Fundamental. Como fundamentação teórica, será abordada a concepção de aprendizagem móvel à luz de Tarouco (2014), bem como as contribuições oferecidas pelo uso dos dispositivos móveis com autores como, Kenski (2000), Zednik et al (2014), Prado (2015), Rosa et al (2015) e Castro-Filho et al (2015). Além disso, serão evidenciadas experiências com o uso dessas tecnologias na escola, em especial, o Projeto Um Computador Por Aluno (UCA). Como metodologia, foi adotada a pesquisa qualitativa, fazendo uso de técnicas de observação participante, registros em diários de campo, bem como em formato de vídeos, áudios e registros fotográficos. A partir dessa experiência, foi verificado um processo de aprendizagem participativa por parte dos educandos ao longo das atividades propostas, o protagonismo estudantil e, sobretudo, a amplificação dos conhecimentos estudados a partir da presença das tecnologias móveis. Com essa inserção, os alunos demonstraram posturas autônomas e críticas dos saberes adquiridos por meio das possibilidades oferecidas pela aprendizagem móvel.
Abstract: The constant use of mobile devices in society has been fostering an increasingly expressive discussion about the importance of these resources for social dynamics, including through the contributions they can bring to the school context. Different national initiatives express the need to bring to school approaches that more comprehensively contemplate the use of these digital technologies as a way of bringing transmutations to the educational environment, in their practices and pedagogical approaches. However, the initiatives found are still few in the face of new social / educational demands and that set new perspectives for teaching and learning. Thus, the present work of completion of the Pedagogy course presents a research that sought to understand the contributions offered by the use of mobile technologies in the school context and the possibilities presented by mobile learning in Elementary School. As a theoretical basis, the conception of mobile learning in the light of Tarouco (2014), as well as the contributions offered by the use of mobile devices with authors such as Kenski (2000), Zednik et al. (2014), Prado Rosa et al (2015) and Castro-Filho et al (2015). In addition, experiences will be evidenced with the use of these technologies in school, in particular, the One Computer Per Student (UCA) Project. As a methodology, qualitative research was adopted, using participant observation techniques, records in field journals, as well as videos, audios and photographic records. From this experience, a process of participatory learning was verified by the students during the proposed activities, the student protagonism and, above all, the amplification of the knowledge studied from the presence of the mobile technologies. With this insertion, the students demonstrated autonomous and critical postures of the acquired knowledge through the possibilities offered by mobile learning.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30692
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