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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRech, Hildemar Luiz-
dc.contributor.authorAmaral, Antonio Élcio Padilha do-
dc.date.accessioned2012-07-06T15:57:53Z-
dc.date.available2012-07-06T15:57:53Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationAMARAL, Antonio Élcio Padilha do. Resignificando o conteúdo de segurança e saúde do trabalhador na formação de jovens e adultos do Instituto Federal do Pará - IFPA. 2010. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3056-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSegurançapt_BR
dc.subjectSaúdept_BR
dc.subjectAcidentespt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectHealthpt_BR
dc.subjectSafetypt_BR
dc.subjectAccidentspt_BR
dc.subjectTrainingpt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos – Parápt_BR
dc.subjectSegurança no Trabalho – Parápt_BR
dc.subjectFormação Tecnológica – Parápt_BR
dc.subjectPrograma Nacional de Integração da Educação Profissional com Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - Parápt_BR
dc.titleResignificando o conteúdo de segurança e saúde do trabalhador na formação de jovens e adultos do Instituto Federal do Pará - IFPApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrIdentifica-se que a maioria dos acidentes e doenças relacionadas ao trabalho no setor da indústria da construção se dá pelo descumprimento por parte do empregador, das Normas Regulamentadoras (1978) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e pelo desconhecimento de assuntos relativos à Segurança e Saúde do Trabalhador. Portanto, jovens e adultos que buscam através do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), sua profissionalização, futuros Técnicos em Edificações, precisam a partir de suas práticas nos canteiros de obras ampliarem seus conhecimentos, para atuarem não só como profissionais interativos, mas como agentes multiplicadores do tema Segurança e Saúde do Trabalhador, numa perspectiva cítica-reflexiva, emancipadora e libertária como preconiza Paulo Freire. A pesquisa teve como objetivo geral analisar se o conteúdo programático de Segurança e Saúde do Trabalhador implementado no curso de Técnico de Edificações do PROEJA no IFPA, visa sensibilizar os educandos (jovens e adultos) a refletirem sobre a promoção da saúde e prevenção dos acidentes do trabalho. Especificamente o trabalho visou: 1. Identificar a lógica do conteúdo programático proposto no Projeto Político Pedagógico do curso, para o ensino de Segurança e Saúde do Trabalhador na formação profissional de jovens e adultos; 2. Levantar os conhecimentos adquiridos em Segurança e Saúde do Trabalhador pelos educandos (jovens e adultos), na sua Formação Profissional; 3. Identificar as dificuldades do corpo docente para o ensino de Segurança e Saúde do Trabalhador aos Jovens e Adultos. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa desenvolvida através de um estudo de caso, na turma com ingresso em Fevereiro de 2007. Os sujeitos pesquisados foram: o professor da disciplina Segurança e Saúde do Trabalhador, o coordenador técnico do curso, o diretor de ensino da Instituição e a totalidade dos alunos regularmente matriculados na turma. Para o desenvolvimento da pesquisa, foi realizado um amplo levantamento bibliográfico e documental do PROEJA e outros parâmetros educacionais. Realizamos a técnica de grupo focal com os alunos da turma e entrevistas semi-estruturadas, com perguntas abertas e fechadas com o professor, o coordenador técnico do curso e o diretor de ensino. A partir dos dados levantados e armazenados no Word 2007, foi feita análise das entrevistas, onde concluímos que: a valorização da fala e depoimentos dos educandos são importantes instrumentos formativos na construção do currículo em ação; as contribuições dos alunos em sala de aula, enriquece e dá outro significado aos conteúdos sistematizados pelo educador promovendo o diálogo, tornando os educandos homens concretos e não vazios; pela diversidade da turma, a pesquisa sugere que façamos a reelaboração do currículo escolar do curso, nessa perspectiva Freireana. E por fim concluímos dá necessidade de resignificarmos o conteúdo programático da disciplina, com vistas a implementar um currículo para além dos conteúdos programáticos sistematizados, tornando a sala de aula espaço dinâmico com troca de conhecimentos/experiências entre educador/educando, para uma aprendizagem atual, adequada e suficiente de modo a atuarem preventivamente, reduzindo e/ou minimizando os índices de acidentes e doenças do trabalho na indústria da construção.pt_BR
dc.title.enResignificando the content of security and health of the worker in the formation of young and adults of the Federal Institute of Pará - IFPApt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

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