Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3045
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Moraes, Silvia Elizabeth Miranda de | - |
dc.contributor.author | Vituriano, Hercília Maria de Moura | - |
dc.date.accessioned | 2012-07-06T14:39:39Z | - |
dc.date.available | 2012-07-06T14:39:39Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.citation | VITURIANO, Hercília Maria de Moura. Formação continuada em uma concepção crítico-reflexiva: desafios aos coordenadores-formadores de professores nas escolas da rede municipal de São Luís. 2008. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2008. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3045 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | http://www.teses.ufc.br | pt_BR |
dc.subject | Formação Continuada | pt_BR |
dc.subject | Concepção Crítico-Reflexiva | pt_BR |
dc.subject | Coordenador Pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Formadores de Professores na escola | pt_BR |
dc.subject | Training continued | pt_BR |
dc.subject | Critical–Reflective Conception | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical Coordinator | pt_BR |
dc.subject | Trainers of Teachers in the school | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação - São Luís(MA) | pt_BR |
dc.subject | Reflexão(Filosofia) | pt_BR |
dc.subject | Prática de Ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação permanente - São Luís(MA) | pt_BR |
dc.subject | Escolas municipais - São Luís(MA) | pt_BR |
dc.title | Formação continuada em uma concepção crítico-reflexiva: desafios aos coordenadores-formadores de professores nas escolas da rede Municipal de São Luís | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente estudo está vinculado a Linha de Pesquisa de Educação, Currículo e Ensino do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará. O objetivo central do trabalho é analisar o papel do Coordenador Pedagógico como formador de professores em uma concepção crítico-reflexiva, no contexto das escolas da Rede Municipal de São Luís – MA. São discutidas as possibilidades e limites da formação que ocorre na escola e o papel dos formadores nesse contexto. Inicialmente apresenta-se o percurso metodológico onde se destacam os sujeitos e o contexto da pesquisa, os procedimentos e instrumentos utilizados e faz-se uma síntese das lições aprendidas e das fontes de informação que serviram de base para a análise. Em seguida, discute-se a evolução do processo de formação de professores no Brasil, especialmente a partir dos anos 70, passando pelos anos 80 e chegando aos dias atuais. Consideram-se duas vertentes no âmbito das discussões sobre a formação docente, a primeira voltada para uma perspectiva transmissiva, a qual tem se buscado superar e, outra, em evidência nos últimos anos, que é a questão da formação crítico-reflexiva. No terceiro capítulo, o tema em discussão é a escola como lócus privilegiado da formação docente. Daí em diante a ênfase recai sobre a análise dos dados, a qual é feita no quarto capítulo. Por meio de entrevistas semi-estruturadas as informações foram colhidas junto a quatro coordenadores-formadores que atuam em escolas da Rede Municipal de São Luís – MA (RMSL-MA), em diferentes segmentos da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos). A escolha dos sujeitos da pesquisa recaiu sobre aqueles (as) que têm conseguido mobilizar os professores e são reconhecidos pelo seu sucesso no trabalho. Apresentam-se boas situações de formação na escola, por considerar que estas possam sinalizar elementos importantes para um processo de avaliação na Rede Municipal de São Luís – MA. Tomando por base os dados analisados, conclui-se que, para atuar como formador de professores na escola, é importante que se atue em uma perspectiva crítico-reflexiva. Destaca-se por fim, que ser formador é uma função desafiadora: por não ser prescritiva, sua atuação implica, não considerar o contexto de atuação em que apenas as situações pareçam claras e distintas, mas, ao contrário, muitas vezes, o formador atua diante das urgências e das incertezas. | pt_BR |
dc.title.en | As trainer of teachers in a critical-reflexive conception, in the context of the schools in the Municipality of São Luís-MA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2008_Dis_HMMVituriano.pdf | 801,07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.