Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/30453
Type: | Dissertação |
Title: | Direcionadores de desempenho educacional em institutos federais de ensino |
Authors: | Dutra, Rogério Severiano |
Advisor: | Coelho, Antonio Carlos Dias |
Keywords: | Direcionadores;Estrutura educacional;Desempenho educacional |
Issue Date: | 2018 |
Citation: | DUTRA, Rogério Severiano. Direcionadores de desempenho educacional em institutos federais de ensino. 2018. 93 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria, Fortaleza-CE, 2018. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A estrutura educacional das organizações de ensino é composta por um conjunto de atributos que contribuem para a qualidade do ensino ofertado, e que podem evidenciar o devido mérito na formação dos discentes, e, portanto, são considerados direcionadores do desempenho educacional. A avaliação educacional constitui forma de detectar o efeito dessas características nos resultados obtidos. Neste estudo, adota-se o modelo CIPP, desenvolvido por Stufflebeam (2000), para avaliar os atributos e o desempenho educacional sob as dimensões Contextos, Insumos, Processos e Produtos levantados na pesquisa. O objetivo da pesquisa consistiu em investigar o impacto diferenciador de contextos, insumos e processos presentes nas estruturas educacionais individualizadas de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil no desempenho educacional de seus discentes. As informações requeridas para a pesquisa constaram da base de dados de Indicadores Educacionais para mensurar os atributos da estrutura educacional e, como medida de desempenho educacional, o ENEM – ambos divulgados pelo INEP referentes ao período de 2013 a 2015. As inferências empíricas foram apresentadas por meio de: estatísticas descritivas, testes de médias, análise de correlação e análise de regressão múltipla com uso de dados em painel. A análise univariada detectou, nos Institutos Federais, comportamento crescente para o quantitativo de docentes nos menores níveis de esforço (Insumos) e médias das áreas de Ciências Humanas e Redação (Produtos) no tempo. Quanto à análise dos insumos, dos processos e dos produtos sob os contextos, destaca-se que os IFs: (i) das regiões Sul e Centro-Oeste obtiveram aproveitamento superior dos insumos, e os processos apresentaram similaridades entre as regiões, já os melhores desempenhos concentraram-se nas regiões Sudeste e Sul; (ii) da zona rural demonstraram aproveitamento superior de insumos e de processos, já os desempenhos, na zona urbana; (iii) não diferenciam a aplicação dos insumos e dos processos pela condição socioeconômica discente, porém, o desempenho mostrou-se superior para aqueles classificados com perfil mais elevado; e (iv) com gestão menos complexa mostraram-se mais eficientes e eficazes quanto à aplicação dos insumos e dos processos, e com baixa significância para o desempenho. Já a análise multivariada aponta indícios de que partes das dimensões do modelo de avaliação de Stufflebeam são possíveis direcionadores de desempenho, porém, com o baixo poder explanatório, opta-se por rejeitar a hipótese de que o desempenho educacional dos discentes dos Institutos Federais de Ensino, Ciência e Tecnologia do Brasil é afetado pela especificidade de insumos, de processos e de contextos, associados a cada unidade ou dependência, levantados no estudo. |
Abstract: | The educational structure of educational organizations is composed of a set of attributes that contribute to the quality of the offered education, and that can show the merit of the formation of the students, and, therefore, are considered drivers of the educational performance. Educational evaluation is a way of detecting the effect of these characteristics on the results obtained. In this study, we adopt the CIPP model developed by Stufflebeam (2000) to evaluate attributes and educational performance under the dimensions Contexts, Inputs, Processes and Products raised in the research. The objective of the research is to investigate the differentiating impact of contexts, inputs and processes present in the individual educational structures of the Federal Institutes of Education, Science and Technology of Brazil in the educational performance of their students. The information required for the survey is included in the Educational Indicators database to measure the attributes of the educational structure and, as a measure of educational performance, the ENEM - both published by INEP for the period from 2013 to 2015. Empirical inferences are presented by means of: descriptive statistics, means tests, correlation analysis and multiple regression analysis using panel data. The univariate analysis detected in the Federal Institutes increasing behavior for the quantitative of teachers in the lower levels of effort (Inputs) and averages of the areas of Human Sciences and Writing (Products) over time. As for the analysis of the inputs, processes and products under the context, it is worth noting that IFs: (i) from the South and Central-West regions obtained superior use of the inputs, and the processes presented similarities between the regions, in the Southeast and South regions; (ii) rural areas have demonstrated superior use of inputs and processes, and performance in the urban area; (iii) do not differentiate the application of the inputs and processes by the student socioeconomic condition, however, performance was higher for those classified with a higher profile; and (iv) less complex management were more efficient and effective in the application of inputs and processes and with low performance significance. On the other hand, the multivariate analysis indicates that parts of the dimensions of the Stufflebeam evaluation model are possible performance drivers, however, with the low explanatory power, we opt to reject the hypothesis that the educational performance of the students of the Federal Institutes of Teaching, Science and Technology of Brazil is affected by the specificity of inputs, processes and contexts associated with each unit or dependency, raised in the study. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30453 |
Appears in Collections: | PPAC - Dissertações defendidas na UFC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2018_dis_rsdutra.pdf | 1,2 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.