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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFurtado Filho, João Ernani-
dc.contributor.authorAlves, Raquel da Silva-
dc.date.accessioned2012-07-05T14:24:54Z-
dc.date.available2012-07-05T14:24:54Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationALVES, Raquel da Silva. Mães da pátria: educadoras na terra da luz, o ensino primário no Ceará na década de 1920. 2009. 225 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Ceará, Departamento de História, Programa de Pós-Graduação em História Social, Fortaleza-CE, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3012-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectInstrução públicapt_BR
dc.subjectEducação primáriapt_BR
dc.subjectprofissionalização do magistériopt_BR
dc.subjectInstruction publiquept_BR
dc.subjectÉducation fondamentalept_BR
dc.subjectProfessores de ensino primário – Formação – Ceará – Séc.XXpt_BR
dc.subjectProfessoras – Ceará – Atitudes – Séc.XXpt_BR
dc.subjectProfessoras – Ceará – Condições sociais – Séc.XXpt_BR
dc.subjectReforma do ensino – Ceará – Séc.XXpt_BR
dc.subjectEducação e estado – Ceará – Séc.XXpt_BR
dc.subjectEscolas públicas – Ceará – Séc.XXpt_BR
dc.subjectAnos 1920pt_BR
dc.titleMães da pátria: educadoras na Terra da Luz, o ensino primário no Ceará na década de 1920pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO objetivo desse trabalho centra-se na análise do ensino público primário cearense na década de 1920. O estudo confere uma interpretação à atuação das professoras nas escolas públicas junto às propostas da Pedagogia Moderna implementadas no estado por meio da Reforma de 1922. As políticas públicas apresentadas pelo governo estadual para viabilizar a alfabetização do maior número de crianças em idade escolar foram interpretadas através dos concursos para o cargo de professor primário, considerando o programa estabelecido nesses editais, assim como pela ação dos inspetores da instrução pública. A relevância da atuação das professoras primárias nas instituições que estavam envolvidas na erradicação do analfabetismo dividia espaço com a representação em meio a conceitos como cidadania, trabalho e profissionalização do magistério.pt_BR
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