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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3012
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Furtado Filho, João Ernani | - |
dc.contributor.author | Alves, Raquel da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2012-07-05T14:24:54Z | - |
dc.date.available | 2012-07-05T14:24:54Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.citation | ALVES, Raquel da Silva. Mães da pátria: educadoras na terra da luz, o ensino primário no Ceará na década de 1920. 2009. 225 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Ceará, Departamento de História, Programa de Pós-Graduação em História Social, Fortaleza-CE, 2009. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3012 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Instrução pública | pt_BR |
dc.subject | Educação primária | pt_BR |
dc.subject | profissionalização do magistério | pt_BR |
dc.subject | Instruction publique | pt_BR |
dc.subject | Éducation fondamentale | pt_BR |
dc.subject | Professores de ensino primário – Formação – Ceará – Séc.XX | pt_BR |
dc.subject | Professoras – Ceará – Atitudes – Séc.XX | pt_BR |
dc.subject | Professoras – Ceará – Condições sociais – Séc.XX | pt_BR |
dc.subject | Reforma do ensino – Ceará – Séc.XX | pt_BR |
dc.subject | Educação e estado – Ceará – Séc.XX | pt_BR |
dc.subject | Escolas públicas – Ceará – Séc.XX | pt_BR |
dc.subject | Anos 1920 | pt_BR |
dc.title | Mães da pátria: educadoras na Terra da Luz, o ensino primário no Ceará na década de 1920 | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O objetivo desse trabalho centra-se na análise do ensino público primário cearense na década de 1920. O estudo confere uma interpretação à atuação das professoras nas escolas públicas junto às propostas da Pedagogia Moderna implementadas no estado por meio da Reforma de 1922. As políticas públicas apresentadas pelo governo estadual para viabilizar a alfabetização do maior número de crianças em idade escolar foram interpretadas através dos concursos para o cargo de professor primário, considerando o programa estabelecido nesses editais, assim como pela ação dos inspetores da instrução pública. A relevância da atuação das professoras primárias nas instituições que estavam envolvidas na erradicação do analfabetismo dividia espaço com a representação em meio a conceitos como cidadania, trabalho e profissionalização do magistério. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGH - Dissertações defendidas na UFC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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