Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3008
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Andrade, Francisco Ari de | - |
dc.contributor.author | Lobato, Ana Maria Leite | - |
dc.date.accessioned | 2012-07-05T13:57:44Z | - |
dc.date.available | 2012-07-05T13:57:44Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | LOBATO, Ana Maria Leite. Re-contando a história da Escola Técnica Federal do Pará: a educação profissional em marcha de 1967 a 1979. 2012. 206 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2012. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3008 | - |
dc.description.abstract | This study aimed to investigate the (re) configuration of Professional Education in high school in ETFPA from educational policies, implemented in reconstructing history from 1967 to 1979. It was a concentrated work in History Education, which sought to anchor in Cultural History (size) in History of Time Oral History and the Present (approach) through the narratives of some actors who made this school a memory space. The findings were supplemented by documentary information such as the Internal ETFPA, the Report of the Fourth Meeting of Directors of the Federal Technical Schools (IV Revenue), laws and decrees concerning the professional education of the federal network in Brazil. Presents an investigation with the following path: a) the historical Vocational Education under the auspices of the federal system of education in Brazil through educational policies (1909-1970), b) the professionalization at technical courses, considering the educational policies and the relationship school-company during the period 1967 to 1979, c) educational practices considering the proposal of professionalization of Professional Education ETFPA in the period 1967 to 1979. The method used was qualitative, descriptive narrative through the interview, the dialectical hermeneutic circle, and documentary research, prevailing narratives. During field research we conducted interviews with some teachers, students and director of ETFPA the time. The results show consensus on the ways of realization of professionalism in the relationship business school, the educational practices of discipline directed to the labor market, also have some differing views about the professional practices through education at school. Finally, the study presents findings mainly through orality, which gives consistency needed to (re) composition of the history of the Federal Technical School of Para, was showing how to (re) organization of professional education at the institution. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação Profissional | pt_BR |
dc.subject | Profissionalização | pt_BR |
dc.subject | Práticas Educativas | pt_BR |
dc.subject | ETFPA | pt_BR |
dc.subject | Professional education | pt_BR |
dc.subject | Professional training | pt_BR |
dc.subject | Educational practices | pt_BR |
dc.subject | Escolas técnicas - Pará - História - 1967-1979 | pt_BR |
dc.subject | Ensino profissional - Pará - História - 1967-1979 | pt_BR |
dc.subject | Ensino técnico - Pará - História - 1967-1979 | pt_BR |
dc.subject | Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do Pará | pt_BR |
dc.title | Re-contando a história da Escola Técnica Federal do Pará: a educação profissional em marcha de 1967 a 1979. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A presente pesquisa teve como propósito investigar a (re)configuração da Educação Profissional no ensino médio na ETFPA, a partir das políticas educacionais, recompondo a história implementada no período entre 1967 e 1979. Foi um trabalho concentrado na História Educacional, que buscou âncora na História Cultural (dimensão), na História do Tempo Presente e na História Oral (abordagem) através das narrativas de alguns atores que fizeram dessa escola um espaço de memória. Os achados foram complementados com informações documentais tais como o Regimento Interno da ETFPA, o Relatório da IV Reunião de Diretores das Escolas Técnicas Federais (IV REDIT), leis e decretos referente a educação profissional da rede federal no Brasil. Apresenta uma investigação com a seguinte trajetória: a) o percurso histórico da Educação Profissional sob a tutela do sistema federal de ensino no Brasil mediante as políticas educacionais (1909-1970); b) a profissionalização nos cursos técnicos, considerando as políticas educacionais e a relação escola-empresa no período de 1967 a 1979; c) as práticas educativas considerando a proposta de profissionalização da Educação Profissional na ETFPA no período de 1967 a 1979. O método utilizado foi a pesquisa qualitativa, descritiva através da entrevista narrativa, do círculo hermenêutico dialético, e a pesquisa documental, predominando as narrativas. Durante a pesquisa de campo foram realizadas entrevistas com alguns professores, alunos e a diretora da ETFPA da época. Os resultados evidenciam consenso quanto aos modos de efetivação da profissionalização, na relação escola empresa, nas práticas educativas de disciplinarização direcionadas para o mercado de trabalho; apresentam também alguns pontos de vista divergentes quanto a profissionalização através das práticas educativas na escola. Finalizando, a pesquisa apresenta achados principalmente através da oralidade, que dá consistência necessária a (re)composição da história da Escola Técnica Federal do Pará, mostrando como ocorreu a (re) organização da Educação Profissional na instituição. | pt_BR |
dc.title.en | Recounts the story of the Federal Technical School of Pará: the professional education in march 1967 to 1979. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_Dis_AMLLobato.pdf | 2,51 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.