Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/30018
Type: | Artigo de Evento |
Title: | O PAIC como política pública da educação infantil no Município de Aracati-Ceará |
Authors: | Freitas, Rosângela Maia de |
Keywords: | Programa de Alfabetização na Idade Certa -PAIC;Educação Infantil- Formação.;Formação |
Issue Date: | 2017 |
Citation: | O PAIC como política pública da educação infantil no Município de Aracati-Ceará. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO. ESTADO, POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO: TENSÕES E AGENDAS EM (DES)CONSTRUÇÃO . XXVIII., 26 a 28 de abril de 2017 em João Pessoa, PB. Anais... 2017.p.2222-2226 |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Este trabalho, apresenta o contexto educacional das formações de professores oferecidas pelo Programa de Alfabetização na Idade Certa- PAIC, com foco na linguagem oral e escrita na educação infantil, no município de Aracati- Ce. Foram ofertadas formações mensais no período de 2013 a 2016, com um público de 110 professores da rede municipal de ensino. Por meio da observação em sala de aula, e mediante a investigação educativa, foi possível encontrar mediações para a superação do vazio existente entre a teoria e a prática. Compreendemos que entre os resultados observados, houve um salto qualitativo e significativo na aprendizagem das crianças de quatro e cinco anos de idade da rede municipal de ensino, público-alvo de nossas ações. Além disso, conferimos professores mais conscientes da importância do trabalho que desenvolviam, o qual, agora, apresenta-se mais organizado e coeso, com atividades estimulantes e desafiadoras para as crianças. Palavras-chave: |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30018 |
ISSN: | 1677.3802 |
Appears in Collections: | DFE - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2017_art_rmfreitas.pdf | 137,08 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.