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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29805
Type: | Dissertação |
Title: | Modalidade deôntica nas explicações e nos exercícios nas gramáticas de língua inglesa |
Authors: | Lapa, Sheyla Vieira de Lima |
Advisor: | Lopes, Maria Fabíola Vasconcelos |
Keywords: | Teoria Funcionalista e Formalista;Gramáticas;Língua Inglesa |
Issue Date: | 2017 |
Citation: | Lapa, S. V. L.; Lopes, M. F. V. (2017) |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O livro de gramática de língua inglesa é um material de referência no contexto de aprendizado de língua estrangeira. Tendo isso em vista, esta pesquisa objetiva analisar como os verbos modais são abordados nas seções de explicação e de exercícios nas gramáticas de língua inglesa. Comparam-se seis gramáticas cujos anos de publicação são 1996, 1999, 2006, 2008, 2009, 2011, de três renomadas editoras que publicam materiais de estudo de língua inglesa para estrangeiros – Oxford, Macmillan, e Pearson Longman. Será verificada a pertinência dos exercícios em relação à teoria funcionalista, cujo foco está pautado no uso (NEVES, 2015), ou à teoria formalista, que prima pela autonomia da estrutura em relação ao uso da forma linguística (LOCK, 1996). A pesquisa conta com o aparato teórico do funcionalismo (DIK, 1978; GIVÓN, 1995; HALLIDAY, 2004;), do estruturalismo (SAUSSURE, 1971; CHOMSKY, 1957; BENVENISTE, 1989; 1991; LOCK, 1996), da modalidade deôntica (PALMER, 2001), e dos métodos de ensino de língua (LARSEN-FREEMAN, 2000). Quanto aos procedimentos metodológicos, foram analisados os capítulos referentes aos verbos modais relacionados à modalidade deôntica de cada uma das seis gramáticas escolhidas. Foi feita a análise de cada seção explicativa e de cada seção de exercícios, tentando flagrar que concepção, formalista ou funcionalista (DIK, 1978), estava presente. Em seguida, procedemos à contagem dos dados e ao cálculo das porcentagens que os representam. Quanto à seção explicativa das gramáticas, apenas uma apresentou uma abordagem mais focada na forma (FUCHS & BONNER, 2006), enquanto as outras cinco concentraram suas explicações no uso linguístico. No que tange às seções de exercícios, quatro das gramáticas (ALEXANDER, 1999; FUCHS & BONNER, 2006; VINCE, 2008; SWAN, WALTER, 2011) tiveram um quantitativo maior de exercícios cujo foco está na estrutura do verbo modal, sem associá-lo ao aspecto comunicativo. Apenas duas das gramáticas (BLAND, 1996; CONRAD, BIBER, 2009) mantiveram a abordagem concentrada no uso nas duas seções. Ao todo foram analisadas 103 seções explicativas e 163 exercícios. Notou-se que os autores dos seis livros escolhidos já dão indícios da teoria funcionalista, uma vez que diversos aspectos que remetem à polissemia dos verbos modais e às nuances referentes ao uso destes (75,72%) estão inseridos nas seções explicativas. Contudo, em relação à seção de exercícios ainda predominam aqueles de cunho mecanicista (62,58%). |
Abstract: | The Grammar book of the English language is an important material used in the context of learning a foreign language. With this in mind, this research aims at analyzing which approach is used in the sections of explanations and exercises related to modal verbs in English grammars. Six grammars, whose years of publication are 1996, 1999, 2006, 2008, 2009 and 2011, of three renowned publishers that make instructional materials for foreign students of the English language - Oxford, Macmillan, and Pearson Longman- are compared. The appropriateness of the exercises will be verified in relation to the functionalist theory, whose focus is based on use (NEVES, 2015), or to the formalistic theory, that excels the autonomy of the structure in relation to the use of the linguistic structure (LOCK, 1996). The research accounts for the theoretical apparatus of the functionalism (DIK, 1978; GIVÓN, 1995; HALLIDAY, 2004), of the structuralism (SAUSSURE, 1971; CHOMSKY, 1957; BENVENISTE,1989; 1991; LOCK, 1996), of the deontic modality (PALMER, 2001) and of the methods of language teaching (LARSEN-FREEMAN, 2000). As for the methodological procedures, the chapters regarding the modal verbs related to the deontic modality of each one of the six grammars were analyzed. The analysis of each explanatory section and of each section of exercises was made, trying to catch which conception, formalist or functionalist (DIK, 1978), was present. Soon afterwards, we proceeded to the counting of the data and the calculation of the percentages that represent them. As for the explanatory section of the grammars, just one presented an approach more focused on the form (FUCHS & BONNER, 2006), while the other five concentrated their explanations on the linguistic use. With respect to the sections of exercises, four of the grammars (ALEXANDER, 1999; FUCHS & BONNER, 2006; VINCE, 2008; SWAN, WALTER, 2011) had a larger quantity of exercises whose focus was in the structure of the modal verb, without associating it to the communicative aspect. Only two grammars (BLAND, 1996; CONRAD, BIBER, 2009) had an approach concentrated on use in both sections. An amount of 103 explanatory sections and 163 exercises were analyzed. It was noticed that the authors of the six grammar books chosen already indicate signs of the functionalist theory as several aspects that relate to the polysemy of the modal verbs and the specific aspects regarding the use of them (75,72%) are inserted in the explanatory sections. However, in relation to the section of exercises the ones based on form still prevail (62,58%). |
Description: | LAPA, Sheyla Vieira de Lima. Modalidade deôntica nas explicações e nos exercícios nas gramáticas de língua inglesa. 2017. 127f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Linguística, Fortaleza, CE, 2017. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29805 |
Appears in Collections: | PPGL - Dissertações defendidas na UFC |
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