Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29626
Tipo: TCC
Título: Universidade corporativa versus competências profissionais: o caso da Transpetro
Autor(es): Ferreira, Silvio Claudio da Silva
Orientador: Arruda, Sérgio Chaves
Palavras-chave: Educação e desenvolvimento;Desempenho;Formação profissional
Data do documento: 2013
Citação: FERREIRA, Silvio Claudio da Silva. Universidade corporativa versus competências profissionais: o caso da Transpetro. 2013. 144 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2013.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar de que forma a Universidade Corporativa contribui para a formação das competências profissionais dos colaboradores da TRANSPETRO e específicos: identificar as ações que a Universidade Corporativa realiza para o desenvolvimento das competências profissionais dos colaboradores da TRANSPETRO, verificar de que forma a Universidade Corporativa está relacionada com o desenvolvimento das competências profissionais dos colaboradores da TRANSPETRO e coletar as percepções dos colaboradores da TRANSPETRO acerca da efetividade das ações da Universidade Corporativa no desenvolvimento de suas competências profissionais para o exercício eficiente de suas atribuições. A relevância dessa temática se deve à notoriedade do uso de sistemas de gestão de Competência baseados em modelos de Educação Corporativa nas organizações alinhadas ao pensamento da Administração Estratégica, o tema é atual e contextualizado com as práticas modernas de gestão. O referido estudo partiu dos pressupostos de que a Universidade Corporativa contribui para o desenvolvimento das competências profissionais dos colaboradores da organização, a Universidade Corporativa proporciona vantagem competitiva para os negócios da organização e que os colaboradores da TRANSPETRO percebem na Universidade Corporativa como uma ferramenta eficaz no desenvolvimento de suas competências profissionais para exercício diário de suas atividades. Utilizou-se como base para o referencial teórico: Meister (1999), Eboli (2004) Dutra (2004) e Fleury e Fleury (2004) entre outros pesquisadores do tema. A metodologia de pesquisa consistiu de abordagem descritiva com enfoque qualitativo, a estrutura de pesquisa aplicada foi a de estudo de caso único, a coleta de dados se deu por meio de pesquisa documental e aplicação de questionário estruturado. Os resultados obtidos apontam que a Universidade PETROBRAS atua de forma eficaz na formação das competências profissionais, também conhecidas como competências profissionais, dos colaboradores da TRANSPETRO, confirmando totalmente os pressupostos estabelecidos. Em futuras pesquisas, indica-se a necessidade de maior abrangência na pesquisa incluindo a percepção de clientes, bem como uma análise mais aprofundada do processo de mapeamento de competências profissionais e seus desdobramentos em ações de Educação Corporativa que incluam não apenas a Universidade Corporativa.
Abstract: This research has as main objective to analyze how the Corporate University contributes to the formation of professional competencies of employees TRANSPETRO and specifically to identify actions that Corporate University performs for the development of professional competencies of employees TRANSPETRO, and check how the Corporate University is related to the development of professional skills of employees TRANSPETRO and collect the perceptions of employees TRANSPETRO about the effectiveness of the actions from the Corporate University to develop their professional competencies in order to get an efficient performance of their duties. The relevance of this topic is due to the use of reputation management competence based models of Corporate Education at the thought of aligned organizations strategic management systems; the topic is current and contextualized with modern management practices. The study started from the assumption that the Corporate University contributes to the development of professional competencies of employees TRANSPETRO, and the Corporate University provides competitive advantage to the organization's business and that employees perceive the Corporate University as an effective tool in developing their professional skills for daily exercise of their activities. Was applied as the theoretical basis for Meister (1999), Eboli (2004), Dutra (2004) and Fleury & Fleury (2004) and other authors. The research methodology used the descriptive analysis with qualitative approach, the structure of applied research was the single case study, and data collection was done through desk research and a structured questionnaire. Results indicate that PETROBRAS University operates effectively in the formation of professional or functional competencies of employees TRANSPETRO, fully confirming the assumptions established. In future research, we may indicate the need for more comprehensive research including the perception of customers as well as further analysis of the mapping of professional competence and its development into shares of Corporate Education which include not only corporate university process.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29626
Aparece nas coleções:ADMINISTRAÇÃO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_tcc_scsferreira.pdf1,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.