Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29617
Tipo: TCC
Título : Competências profissionais adquiridas no Curso de Administração da UFC: percepção dos alunos concluintes
Autor : Correia, Liana Queiroga
Tutor: Lima, Tereza Cristina Batista de
Palabras clave : Qualificações profissionais;Desempenho;Administração - Estudantes;Estudantes universitários
Fecha de publicación : 2013
Citación : CORREIA, Liana Queiroga. Competências profissionais adquiridas no Curso de Administração da UFC: percepção dos alunos concluintes. 2013. 75 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2013.
Resumen en portugués brasileño: A importância desse estudo pode ser explicada pela atual dinâmica do mercado, em que o sucesso das organizações dependem das pessoas que a integram e de suas competências, e estas devem ser adquiridas, em parte, pela formação proporcionada pelas Instituições de Ensino Superior. Este trabalho tem como objetivo analisar as competências profissionais adquiridas por meio do curso presencial de Administração da UFC, sob a visão dos alunos concluintes deste curso. Para isso, foi realizada uma pesquisa, entre 18 e 29 de novembro de 2013, através da aplicação de questionário, composto de uma parte para caracterização do respondente e outra para análise da percepção do mesmo acerca das competências profissionais adquiridas por meio do curso. Esse questionário foi destinado aos alunos com pelo menos 80% das disciplinas já cursadas, tanto no período diurno como no período noturno. Os dados coletados foram submetidos a uma análise fatorial, que reduziu as variáveis utilizadas em cinco grupos de competências. Os resultados apontam que o curso de Administração oferecido pela UFC auxilia no desenvolvimento das competências profissionais investigadas, com destaque para a competência de conhecimento/cognitiva e a competência social, confirmando a adequação com as diretrizes sugeridas pelo MEC. Para pesquisas futuras, recomenda-se investigar os estudantes de Administração de outras universidades, públicas e privadas, de forma a comparar a percepção dos alunos.
Abstract: The importance of this study can be explained by the recent market dynamics, wherein the success of organizations depend on the people who integrate and their competencies, and these should be acquired, partly, the training provided by the Higher Education Institutions. This study have the intention to analyze the professional competencies acquired through classroom course of Administration of UFC, under the vision of the graduating students of this course. For this, a survey was conducted, between 18 and 29 November 2013, through application of a questionnaire, composed of a part for the characterization of the respondent and the other for analysis of the perception of the same about the professional competencies acquired through the course. This questionnaire was designed for students with at least 80% of the subjects already routed, both in daytime period and in the night period. The collected data were subjected to factor analysis, which reduced the variables used in five groups of competencies. The results indicate that the Administration course offered by UFC assists in the development of professional competencies investigated, with emphasis on the competence of knowledge/cognitive and social competence, confirming the adequacy with the suggested guidance by MEC. For future research, is recommended to investigate the Administration students from other universities, public and private, in order to compare the student’s perception.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29617
Aparece en las colecciones: ADMINISTRAÇÃO - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2013_tcc_lqcorreia.pdf645,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.