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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBeserra, Raquel Carine Martins-
dc.contributor.authorÁvila, Teresinha Gomes-
dc.date.accessioned2018-01-26T10:50:40Z-
dc.date.available2018-01-26T10:50:40Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationÁvila, T. G.; Beserra, R. C. M. (2013)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29260-
dc.descriptionÁVILA, Teresinha Gomes. Os desafios de ensinar e de aprender no sistema prisional. 2013. 56f. TCC (Especialização) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Escola de Gestão Penitenciária e Ressocialização, Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos (EJA) para professores do Sistema Prisional, Fortaleza (CE), 2013.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação Prisionalpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.titleOs desafios de ensinar e de aprender no sistema prisionalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho tem como objetivo geral refletir sobre os desafios de aprender e de ensinar no sistema prisional, buscando compreender a superação das dificuldades encontradas para a realização de tal tarefa. Para relacionar-se com o meio em que estamos inseridos é imprescindível dispor das habilidades de ler e de escrever, a partir delas somos capazes de desenvolver outros tipos de conhecimentos e participar de forma ativa da vida em sociedade. A aprendizagem, como um processo contínuo e necessário, apresenta inúmeras vantagens para quem a adquire, mas, por sua vez, revela suas dificuldades que são evidenciadas através da “evasão”, da reprovação e do fracasso escolar como um todo. A presente pesquisa caracterizouse como bibliográfica. Nosso embasamento foi feito a partir de Freire (1967, 1987 e 1996), Nóvoa (1995 e 2003), Foucault (1979) e Jardim (2001). Oferecer ensino de qualidade a jovens e adultos do sistema prisional requer do professor formação necessária e habilidades que venham de encontro aos anseios daqueles que perderam a dignidade e autoestima, e aspiram por uma nova oportunidade de socialização. Através da educação é possível ter novas oportunidades, ela permite vislumbrar horizontes de mudanças numa perspectiva de cidadania participativa e atuante. Contudo, o educando precisa ser motivado e o professor embasado da importância de seu papel na vida desses indivíduos. Ao concluir este trabalho,, pudemos observar que a educação prisional oferecida no Brasil ainda está longept_BR
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