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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29260
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Beserra, Raquel Carine Martins | - |
dc.contributor.author | Ávila, Teresinha Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2018-01-26T10:50:40Z | - |
dc.date.available | 2018-01-26T10:50:40Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | Ávila, T. G.; Beserra, R. C. M. (2013) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29260 | - |
dc.description | ÁVILA, Teresinha Gomes. Os desafios de ensinar e de aprender no sistema prisional. 2013. 56f. TCC (Especialização) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Escola de Gestão Penitenciária e Ressocialização, Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos (EJA) para professores do Sistema Prisional, Fortaleza (CE), 2013. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação Prisional | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | EJA | pt_BR |
dc.title | Os desafios de ensinar e de aprender no sistema prisional | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho tem como objetivo geral refletir sobre os desafios de aprender e de ensinar no sistema prisional, buscando compreender a superação das dificuldades encontradas para a realização de tal tarefa. Para relacionar-se com o meio em que estamos inseridos é imprescindível dispor das habilidades de ler e de escrever, a partir delas somos capazes de desenvolver outros tipos de conhecimentos e participar de forma ativa da vida em sociedade. A aprendizagem, como um processo contínuo e necessário, apresenta inúmeras vantagens para quem a adquire, mas, por sua vez, revela suas dificuldades que são evidenciadas através da “evasão”, da reprovação e do fracasso escolar como um todo. A presente pesquisa caracterizouse como bibliográfica. Nosso embasamento foi feito a partir de Freire (1967, 1987 e 1996), Nóvoa (1995 e 2003), Foucault (1979) e Jardim (2001). Oferecer ensino de qualidade a jovens e adultos do sistema prisional requer do professor formação necessária e habilidades que venham de encontro aos anseios daqueles que perderam a dignidade e autoestima, e aspiram por uma nova oportunidade de socialização. Através da educação é possível ter novas oportunidades, ela permite vislumbrar horizontes de mudanças numa perspectiva de cidadania participativa e atuante. Contudo, o educando precisa ser motivado e o professor embasado da importância de seu papel na vida desses indivíduos. Ao concluir este trabalho,, pudemos observar que a educação prisional oferecida no Brasil ainda está longe | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EEJAPSP - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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