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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/2918
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Medeiros, Francisco Roberto Silveira de Pontes | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Cintya Kelly Barroso | - |
dc.date.accessioned | 2012-06-28T11:50:30Z | - |
dc.date.available | 2012-06-28T11:50:30Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Cintya Kelly Barroso. O sagrado e o profano n'A Pedra do Reino: o riso residual do medievo. 2009. 261 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Literatura, Programa de Pós-Graduação em Letras, Fortaleza-CE, 2009. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2918 | - |
dc.description.abstract | The Novel Stone of the Kingdom and the Prince of the Blood-and-Go Round, by Ariano Suassuna, is the corpus of this dissertation. In order to try to understanding the humorous symbolism of the narrative, this research is based on the thematic trends related to religious and profane traditions arising from Medieval Times. This paper aims to present some similarities between the Brazilian culture and the Middle Ages, especially verifying the residues, that is, what has remained from that imaginary period in the novel. The research method used was Roberto Pontes´s Theory of Residuality, which is based on the study of residues from a near or distant past, which remain for some time in a certain text or culture. According to this theory, the cultural indicators are present in the minds of the members of a society in a crystallized way and these indicators are originated in the cultural hybridism between Brazil and other peoples. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | http://www.teses.ufc.br | pt_BR |
dc.subject | Literatura Comparada | pt_BR |
dc.subject | A Pedra do Reino | pt_BR |
dc.subject | Sagrado | pt_BR |
dc.subject | Profano | pt_BR |
dc.subject | Riso | pt_BR |
dc.subject | Resíduo | pt_BR |
dc.subject | Suassuna,Ariano,1927- .Romance d’a Pedra do Reino e o Princípe do Sangue do Vai–e–Volta – Crítica e Interpretação | pt_BR |
dc.subject | Teoria da Residualidade(Literatura) | pt_BR |
dc.subject | Riso na Literatura | pt_BR |
dc.subject | O Sagrado na Literatura | pt_BR |
dc.subject | Secularismo na Literatura | pt_BR |
dc.subject | Literatura Medieval - História e Crítica | pt_BR |
dc.subject | Stone of the Kingdom | pt_BR |
dc.subject | Religious | pt_BR |
dc.subject | Profane | pt_BR |
dc.subject | Humor | pt_BR |
dc.subject | Residue | pt_BR |
dc.title | O sagrado e o profano n'A Pedra do Reino: o riso residual do medievo | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O Romance d’a Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta, livro de Ariano Suassuna, é o corpus desta dissertação. A fim de buscar entendimento da simbologia risível da narrativa, a investigação se pauta nas vertentes temáticas da tradição religiosa e da profana decorrentes do medievo. No trabalho nos propomos a apresentar algumas aproximações entre a cultura brasileira contemporânea e a Idade Média, verificando, especificamente, os resíduos, ou melhor, o que restou, permaneceu no romance, do imaginário mediévico. O método de investigação é o proporcionado pela Teoria da Residualidade, de Roberto Pontes, que tem como premissa estudar os resíduos de um passado próximo ou distante, os quais permanecem de um tempo em outro numa narrativa ou cultura. Segundo os pressupostos dessa teoria, os indicadores culturais estão presentes na mentalidade de uma sociedade sob forma cristalizada, e decorrem da hibridação cultural havida entre o Brasil e os demais povos. | pt_BR |
dc.title.en | The religious and profane at The Stone of the Kingdom: the humor arising from medieval times | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGLE- Dissertações defendidas na UFC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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