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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29177
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Beserra, Raquel Carine Martins | - |
dc.contributor.author | Barra, Tiago Bruno Areal | - |
dc.date.accessioned | 2018-01-24T13:23:34Z | - |
dc.date.available | 2018-01-24T13:23:34Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | Barra, T. B. A.; Beserra, R. C. M. (2012) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29177 | - |
dc.description | BARRA, Tiago Bruno Areal. O conceito de ressocialização e sua relação com a pedagogia do oprimido. 2012. 52f. TCC (Especialização) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Escola de Gestão Penitenciária e Ressocialização, Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos (EJA) para professores do Sistema Prisional, Fortaleza (CE), 2012. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | EJA. Ressocialização. Paulo Freire. | pt_BR |
dc.subject | Ressocialização | pt_BR |
dc.subject | Paulo Freire | pt_BR |
dc.title | O conceito de ressocialização e sua relação com a pedagogia do oprimido | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A Educação de Jovens e Adultos (EJA) cresce em eminência com a procura por tal modalidade de ensino. Um ambiente onde essa modalidade está em evidência, é dentro do sistema prisional, através da sua oferta, aliada a um conceito concreto que visa além de aspectos educacionais de ordem do ensino regular, a ressocialização. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é analisar o conceito de ressocialização dentro do sistema prisional à luz do pensamento de Paulo Freire. A abordagem metodológica é de cunho qualitativo. Para tanto, utilizou-se da pesquisa bibliográfica e documental a fim de captar percepções teóricas coniventes com as ambições da presente pesquisa, com: Lankshear 2008; Flick, 2009 e Diehl & Tatim, 2004. Entretanto, para o estudo do conceito de ressocialização utilizou-se como aporte teórico: Rivero, 2009; Scouglia, 2003; Bello 2012 e Foucalt, 2010. Toda a discussão teórica teve como guia central, a obra “Pedagogia do Oprimido” de Paulo Freire, 1987, trazendo a ideia central de diálogo entre oprimidos e opressores. A análise das informações coletadas indica que, na ótica freiriana, a ressocialização é um “processo”, não um “produto” final, no qual, o ato educativo se dá entre educadores e educandos mediatizados pelo mundo. E que há muito o quê melhorar para que o conceito “ressocialização” seja, de fato, alcançado em sua plenitude. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EEJAPSP - Monografias |
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