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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBeserra, Raquel Carine Martins-
dc.contributor.authorBarra, Tiago Bruno Areal-
dc.date.accessioned2018-01-24T13:23:34Z-
dc.date.available2018-01-24T13:23:34Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationBarra, T. B. A.; Beserra, R. C. M. (2012)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29177-
dc.descriptionBARRA, Tiago Bruno Areal. O conceito de ressocialização e sua relação com a pedagogia do oprimido. 2012. 52f. TCC (Especialização) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Escola de Gestão Penitenciária e Ressocialização, Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos (EJA) para professores do Sistema Prisional, Fortaleza (CE), 2012.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEJA. Ressocialização. Paulo Freire.pt_BR
dc.subjectRessocializaçãopt_BR
dc.subjectPaulo Freirept_BR
dc.titleO conceito de ressocialização e sua relação com a pedagogia do oprimidopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA Educação de Jovens e Adultos (EJA) cresce em eminência com a procura por tal modalidade de ensino. Um ambiente onde essa modalidade está em evidência, é dentro do sistema prisional, através da sua oferta, aliada a um conceito concreto que visa além de aspectos educacionais de ordem do ensino regular, a ressocialização. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é analisar o conceito de ressocialização dentro do sistema prisional à luz do pensamento de Paulo Freire. A abordagem metodológica é de cunho qualitativo. Para tanto, utilizou-se da pesquisa bibliográfica e documental a fim de captar percepções teóricas coniventes com as ambições da presente pesquisa, com: Lankshear 2008; Flick, 2009 e Diehl & Tatim, 2004. Entretanto, para o estudo do conceito de ressocialização utilizou-se como aporte teórico: Rivero, 2009; Scouglia, 2003; Bello 2012 e Foucalt, 2010. Toda a discussão teórica teve como guia central, a obra “Pedagogia do Oprimido” de Paulo Freire, 1987, trazendo a ideia central de diálogo entre oprimidos e opressores. A análise das informações coletadas indica que, na ótica freiriana, a ressocialização é um “processo”, não um “produto” final, no qual, o ato educativo se dá entre educadores e educandos mediatizados pelo mundo. E que há muito o quê melhorar para que o conceito “ressocialização” seja, de fato, alcançado em sua plenitude.pt_BR
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