Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29012
Type: | TCC |
Title: | A ação escola da terra no ceará: uma análise da proposta de formação continuada dos educadores do campo e Quilombolas |
Authors: | Lima, Maria Aires de |
Advisor: | Zientarski, Clarice |
Keywords: | Formação Continuada;Educação do campo;Escola da Terra |
Issue Date: | 2017 |
Citation: | LIMA, Maria Aires de. A ação escola da terra no ceará: uma análise da proposta de formação continuada dos educadores do campo e Quilombolas. 2017. 46f. - TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2017. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Este trabalho tem como objetivo geral analisar a proposta de formação continuada de professores do campo e quilombolas da Ação Escola da Terra do Ceará no ano de 2015. Para tanto, este objetivo se desdobra em três objetivos específicos, que se constituem nos capítulos da monografia. O primeiro pretende conhecer a especificidade da Educação para o homem do campo, por meio das categorias Educação, Trabalho e a singularidade da Educação do Campo. O segundo objetivo é compreender, utilizando a análise documental, de que forma os documentos oficiais tratam da formação continuada dos educadores do campo e das classes multisseriadas. O terceiro e último objetivo é trabalhado nas considerações finais, embasado na análise de conteúdo, busca analisar o material didático da Ação Escola da Terra no Ceará, utilizando como método materialismo-histórico-dialético, para a apreensão da realidade pesquisada e desvelamento, tanto do objeto de pesquisa, quanto da efetivação dos objetivos e premissas iniciais de pesquisa. |
Abstract: | This work has as general objective to analyze the proposal of continuous training of teachers of the field and quilombolas of the Action School of the Land of Ceará in the year 2015. For this purpose, this objective unfolds in three specific objectives, which are constituted in the chapters of the monograph. The first one intends to know the specificity of Education for the man of the field, through the categories Education, Work and the singularity of the Education of the Field. The second objective is to understand, using documentary analysis, how the official documents deal with the continuing education of the educators of the field and of the multi-series classes. The third and last objective is worked on in the final considerations, based on the content analysis, to analyze the didactic material of the Action School of Earth in Ceará, using as materialism-historical-dialectical method, for the apprehension of the researched reality and unveiling, both Object of research, as well as the accomplishment of the objectives and initial premises of research. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29012 |
Appears in Collections: | PEDAGOGIA - TCC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2017_tcc_malima.pdf | 560,98 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.