Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/2882
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Polak, Ymiracy Nascimento de Souza | - |
dc.contributor.author | Duarte, Eliane Cordeiro de Vasconcelos Garcia | - |
dc.date.accessioned | 2012-06-26T15:16:27Z | - |
dc.date.available | 2012-06-26T15:16:27Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.citation | DUARTE, Eliane Cordeiro de Vasconcellos Garcia. Novo desenho da gestão do sistema de educação a distância. 2007. 120f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação de EAD) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação de EAD, Londrina-PR, 2007. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2882 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | http://www.teses.ufc.br | pt_BR |
dc.subject | Educação a Distância | pt_BR |
dc.subject | Gestão de Sistema de EAD | pt_BR |
dc.subject | Desenho da EAD | pt_BR |
dc.subject | Novo Desenho da Gestão de Sistemas em EAD | pt_BR |
dc.subject | Distance Education | pt_BR |
dc.subject | Administration of de Systems | pt_BR |
dc.subject | Design of DE | pt_BR |
dc.subject | New Design of DE Systems Management | pt_BR |
dc.subject | Educação - Efeito das inovações tecnológicas | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia de ponta e educação | pt_BR |
dc.subject | Educação a Distância - organização & administração | pt_BR |
dc.title | Novo desenho da gestão do sistema de educação a distância | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A gestão do sistema de Educação a Distância necessita de subsídios que possibilitem o seu redesenho, em virtude do novo incorporado à velha prática da administração. Baseado nesta premissa foi desenvolvido um estudo quanti/qualitativo, exploratório e descritivo que teve como objetivo apresentar um redesenho da gestão dos sistemas de educação a distância. Para tanto, foi elaborado um questionário com perguntas abertas e fechadas, que após prétestagem, foi aplicado junto aos gestores de nove Instituições de Ensino Superior credenciadas e com longa experiência em EAD, do sul do País. A aplicação do instrumento foi feita via internet. Os resultados obtidos permitiram verificar que os gestores possuem conhecimento em EAD, mas não específico em gestão; que as atividades desenvolvidas com freqüência são planejamento, controle, supervisão e provisão de toda infra-estrutura necessária à implantação e implementação dos cursos. No referente à percepção sobre seu papel de gestor, eles destacaram que se percebem como provedores de insumos necessários à execução dos processos. Destacaram também que vêem a legislação como algo necessário à normatização da EAD. No referente aos avanços eles indicaram: a maior adoção do planejamento por parte dos docentes; a familiarização com o uso das mídias; a parceria e o trabalho em grupo. No concernente aos retrocessos indicaram: a resistência docente a pouca credibilidade em EAD; a exigência de direção no retorno financeiro imediato; a precariedade da internet e o alto turnover. Os resultados encontrados não destoam da literatura, contudo, a falta de preparo dos gestores para o exercício da gestão deve ser considerado pelas Instituições, pois isso pode ser um dos fatores que estejam dificultando a consolidação da EAD no País e o ir e vir das políticas governamentais. | pt_BR |
dc.title.en | New Design of the Management of Distance Education Systems | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PGTICEAD - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2007_Dis_ECVGDUARTE.pdf | 634,96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.