Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/2881
Type: | Dissertação |
Title: | Mídias na educação: um estudo sobre a proposta do Curso de Formação Continuada de Professores para o uso Pedagógico das Diferentes Tecnologias da Informação e da Comunicação na Rede Pública de Ensino do Estado do Amapá |
Title in English: | Medias in the education: a study on proposal of continued formation of professors for the pedagogical use of the different technologies of the information and the communication in the public net of education of the State of Amapá |
Authors: | Costa, Antonio Rangel |
Advisor: | Pequeno, Mauro Cavalcante |
Keywords: | Mídias na Educação;Formação de Professores;Educação Continuada;Educação à Distância;Medias in Education;Teachers’s Formation, Continuous Education;Education at Distance;Educação Continuada;Formação Continuada do Professor;Educação - Efeito das inovações tecnológicas;Realidade virtual na educação;Professores - Aperfeiçoamento - Amapá |
Issue Date: | 2007 |
Publisher: | http://www.teses.ufc.br |
Citation: | COSTA, Antônio Rangel. Mídias na educação: um estudo sobre a proposta do Curso de Formação Continuada de Professores para o uso Pedagógico das Diferentes Tecnologias da Informação e da Comunicação na Rede Pública de Ensino do Estado do Amapá. 2007 153f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação de EAD) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação de EAD, Londrina- PR, 2007. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Ao longo dos anos as propostas de capacitação de professores na modalidade presencial têm sido consideradas um grande desafio para os gestores da educação, em função dos conflitos de interesses entre Professores e Gestores. Preparar uma Proposta Pedagógica como a do Programa de Formação Continuada de Professores em Mídias na Educação, ministrado à distância na modalidade on-line, para que professores aprendam a utilizar as Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação e as Mídias com possibilidades pedagógicas, foi algo de inovador. Assim, esta dissertação buscou através da avaliação da proposta pedagógica do Programa de Formação Continuada em Mídias na educação, após a conclusão do seu Ciclo Básico, a partir do acompanhamento de um grupo de professores cursistas no Ambiente Colaborativo de Aprendizagem e-ProInfo saber qual o nível de preparo dos docentes, quanto ao uso das diversas mídias na educação e quais as repercussões do curso Mídias na Docência no Ensino Básico no Estado do Amapá. Avaliou as possibilidades pedagógicas do uso das diferentes mídias para produzir e articular projetos de aprendizagem conforme a realidade de suas escolas, em quatro áreas básicas como: material impresso, TV/Vídeo, rádio e informática e o repasse desses novos conhecimentos com aos alunos visando à melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem nas escolas públicas do Estado do Amapá. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2881 |
Appears in Collections: | PGTICEAD - Dissertações defendidas na UFC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2007_Dis_ARCOSTA.pdf | 3,31 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.