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dc.contributor.authorFilho, José Aragão da Silva-
dc.date.accessioned2017-12-21T14:46:54Z-
dc.date.available2017-12-21T14:46:54Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationSILVA FILHO, J.A.D.(2017)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28695-
dc.descriptionSILVA FILHO, José Aragão Da. Consideração da ação sísmica no projeto de pontes rodoviárias típicas do Brasil. 2017. 61 f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil)–Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.pt_BR
dc.description.abstractBrazil has regions with considerable seismicity, which makes it important to verify the influence of this factor in the structural projects. This work has the objective to evaluate the impact of the seismic action analysis on a typicals road bridges projects in Brazil. It has as specifics objectives verify the possibility of a simplified representation of these structures, for the study of their dynamic behavior, and if the consideration of the wind action during the project sizing can guarantee the necessary resistance to support a seismic action. The structures chosen for this study are modeled from the development of an electronic spreadsheet and the use of CSI BRIDGE software. After the analysis, the first three modes of vibration obtained using the spreadsheet and the software are compared to validate the simplified model, resulting in the proximity between the values obtained by the two methods. The seismic action and wind action are compared as from the total force at the base of the structure produced by each one, showing that in some regions of Brazil, earthquakes are much more influential than the wind for the sizing of these structures.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPontes rodoviáriaspt_BR
dc.subjectAção sísmicapt_BR
dc.subjectComportamento dinâmicopt_BR
dc.titleConsideração da ação sísmica no projeto de pontes rodoviárias típicas do Brasilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.co-advisorMota, Joaquim Eduardo-
dc.description.abstract-ptbrO Brasil possui regiões com sismicidade considerável, o que torna importante verificar a influência desta nos projetos estruturais. O presente trabalho busca avaliar o impacto da consideração da ação sísmica no projeto de pontes rodoviárias típicas do Brasil. Tem como objetivos específicos verificar a possibilidade de representação simplificada destas estruturas, para estudo do seu comportamento dinâmico, e se a consideração da ação do vento durante o dimensionamento garante a resistência necessária para suportar a ação sísmica. A modelagem das estruturas escolhidas para o estudo é feita a partir do desenvolvimento de uma planilha de cálculo e do uso do software CSI BRIDGE. Após a análise, é feita a comparação entre os três primeiros modos de vibração obtidos com o uso da planilha e do software, para a verificação da validade de uso do modelo simplificado, tendo como resultado a proximidade entre os valores obtidos pelos dois métodos. A ação sísmica e a ação do vento são comparadas a partir da força total na base da estrutura produzida por cada uma, mostrando que em algumas regiões do Brasil os sismos são bem mais influentes que o vento para o dimensionamento destas estruturas.pt_BR
dc.title.enConsideration of seismic action in Brazil's typical road bridge projectpt_BR
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