Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/28606
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Patrimônio e memória local: o estado da arte do inventário de referências culturais do bairro Benfica
Autor(es): Nogueira, Antonio Gilberto Ramos
Palavras-chave: Patrimônio;Memória;Inventário;Referências culturais;Benfica
Data do documento: 2009
Instituição/Editor/Publicador: Trajetos - Revista de História da UFC
Citação: NOGUEIRA, Antonio Gilberto Ramos. Patrimônio e memória local: o estado da arte do inventário de referências culturais do bairro Benfica. Trajetos - Revista de História da UFC, Fortaleza, v. 7, n. 13, p. 1-17, 2009.
Resumo: Este artigo procura discutir a experiência do Grupo de Estudos e Pesquisa em Patrimônio e Memória – GEPPM/UFC no desenvolvimento de uma metodologia de inventário de referências culturais aplicada na escala do bairro do Benfica na cidade de Fortaleza. A motivação que conduziu a reflexão foi suscitada pela necessidade de enfrentar uma série de questões de ordem metodológicas colocada ao historiador quando se tem o patrimônio cultural como objeto de pesquisa. Ao considerarmos os inventários como importante instrumento de identificação, documentação e produção do conhecimento histórico, o historiador que se utiliza desta ferramenta está diante da seleção e da escolha de uma história e de uma memória a serem preservadas. Neste sentido, procuramos identificar por meio do inventário de referências culturais as diferentes formas de apropriação e produção de sentidos que conformam as diversas configurações do bairro em sua interface com a cidade.
Résumé: Cet article traite de l'expérience du Groupe d'Etudes et de Recherche en mémoire et patrimoine - GEPPM / UFC dans le développement d'une nouvelle méthodologie de références culturelles appliquées dans un quartier de Benfica dans la ville de Fortaleza. La motivation qui a conduit le débat a été conduit par la nécessité d'aborder un certain nombre de questions méthodologiques soulevées lorsque l'historien a le patrimoine culturel comme un sujet de recherche. Lorsque l'on considère les stocks comme des outils importants pour l'identification, la documentation et de production de la connaissance historique, l'historien qui utilise cet outil se trouve sur la sélection et le choix d'une histoire et une mémoire à préserver. En ce sens, nous avons cherché à identifier grâce à l'inventaire des références culturelles des différentes formes de propriété et de production de sens qui composent les différents paramètres du quartier dans son interface avec la ville.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28606
ISSN: 1676-3033 (online)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGH - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_art_agrnogueira.pdf112,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.