Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/28495
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFraga, Rômulo Ferreira-
dc.contributor.authorBatista, Vivian Oliveira-
dc.contributor.authorMendonça, Kamila Vieira de-
dc.contributor.authorSousa, Oscarina Viana de-
dc.date.accessioned2017-12-14T13:53:52Z-
dc.date.available2017-12-14T13:53:52Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationFRAGA, R. F.; BATISTA, V. O.; MENDONÇA, K. V. de; SOUSA, O. V. de (2016)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28495-
dc.descriptionFRAGA, Rômulo Ferreira, et al. A evasão em Cursos de Graduação na UFC: diferentes perspectivas. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1)pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Superiorpt_BR
dc.subjectCausas da Desistênciapt_BR
dc.subjectQuestionáriopt_BR
dc.titleA evasão em Cursos de Graduação na UFC: diferentes perspectivaspt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA evasão discente é um dos principais temas dos discursos educacionais da atualidade. Políticas educacionais implantadas nas instituições federais de educação superior (IFES) visam a redução desse fenômeno. Nesse contexto, nosso projeto busca estabelecer o perfil sócio econômico dos discentes e as causas da desistência dos cursos na Universidade Federal do Ceará, com foco nos cursos de graduação em Ciências Ambientais e Oceanografia. Os dados serão obtidos através da aplicação de questionários junto aos alunos evadidos mas também com questionários aplicados junto aos alunos regulares e aos professores dos cursos. A estrutura dos questionários permitirá obter informações sócio econômicas e questões sobre a percepção do problema da evasão nos respectivos cursos. Para os alunos evadidos a estratégia de obtenção será a aplicação de um formulário on-line enviado via correio eletrônico. Para os estudantes regulares o questionário será aplicado na própria instituição de ensino, distribuindo entre os alunos e recolhendo após o fim do preenchimento do mesmo. Na abordagem aos professores será agendado um horário específico para cada professor do curso, a fim de realizar uma entrevista e aplicação do questionário direcionado. Essas estratégias permitirão estabelecer as diferentes perspectivas sobre o mesmo problema e servirá como base para tomadas de decisões visando a redução no índice de evasão nos cursos de graduação.pt_BR
Aparece nas coleções:EIA - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_rffraga.pdf48,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.