Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/28495
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Fraga, Rômulo Ferreira | - |
dc.contributor.author | Batista, Vivian Oliveira | - |
dc.contributor.author | Mendonça, Kamila Vieira de | - |
dc.contributor.author | Sousa, Oscarina Viana de | - |
dc.date.accessioned | 2017-12-14T13:53:52Z | - |
dc.date.available | 2017-12-14T13:53:52Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | FRAGA, R. F.; BATISTA, V. O.; MENDONÇA, K. V. de; SOUSA, O. V. de (2016) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28495 | - |
dc.description | FRAGA, Rômulo Ferreira, et al. A evasão em Cursos de Graduação na UFC: diferentes perspectivas. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1) | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Superior | pt_BR |
dc.subject | Causas da Desistência | pt_BR |
dc.subject | Questionário | pt_BR |
dc.title | A evasão em Cursos de Graduação na UFC: diferentes perspectivas | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A evasão discente é um dos principais temas dos discursos educacionais da atualidade. Políticas educacionais implantadas nas instituições federais de educação superior (IFES) visam a redução desse fenômeno. Nesse contexto, nosso projeto busca estabelecer o perfil sócio econômico dos discentes e as causas da desistência dos cursos na Universidade Federal do Ceará, com foco nos cursos de graduação em Ciências Ambientais e Oceanografia. Os dados serão obtidos através da aplicação de questionários junto aos alunos evadidos mas também com questionários aplicados junto aos alunos regulares e aos professores dos cursos. A estrutura dos questionários permitirá obter informações sócio econômicas e questões sobre a percepção do problema da evasão nos respectivos cursos. Para os alunos evadidos a estratégia de obtenção será a aplicação de um formulário on-line enviado via correio eletrônico. Para os estudantes regulares o questionário será aplicado na própria instituição de ensino, distribuindo entre os alunos e recolhendo após o fim do preenchimento do mesmo. Na abordagem aos professores será agendado um horário específico para cada professor do curso, a fim de realizar uma entrevista e aplicação do questionário direcionado. Essas estratégias permitirão estabelecer as diferentes perspectivas sobre o mesmo problema e servirá como base para tomadas de decisões visando a redução no índice de evasão nos cursos de graduação. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EIA - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_rffraga.pdf | 48,38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.