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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/28369
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Escrita de si: fios que se (des)tecem em uma gradação de cores em Carolina Maria de Jesus |
Título en inglés: | Written of is: wires that fest in a granding o colors in Carolina Maria de Jesus |
Autor : | Carrijo, Fabiana Rodrigues |
Palabras clave : | Escrita de si;Discursividade literária;Carolina Maria de Jesus;Writing from himself |
Fecha de publicación : | 2017 |
Editorial : | Revista Entrelaces |
Citación : | CARRIJO, Fabiana Rodrigues. Escrita de si: fios que se (des)tecem em uma gradação de cores em Carolina Maria de Jesus. Revista Entrelaces, Fortaleza, v. 2, n. 9, p. 134-144, jan./jun. 2017. |
Resumen en portugués brasileño: | Este ensaio investigou, a partir de uma análise teórico-metodológica repousada nos aportes da AD francesa, como um sujeito de um discurso constitui sua subjetividade através do exercício de uma escrita de si. Ele elencou as singularidades desta escrita de si, especialmente, por intermédio de dois dos diários íntimos de Carolina Maria de Jesus, Quarto de despejo (1960) e Diário de Bitita (2007). Os estudos apresentados, neste trabalho, intencionaram discutir o narrador-personagem como um sujeito da escrita que se vale dela com o intuito de preservar o dia vivido na esperança blanchotiana de que se deve anotar para preservar e preserva-se para não passar incólume. Esta problemática do sujeito, relacionada com o produto de sua escrita, foi tomada por meio dos estudos apresentados por Foucault a partir das noções de escrita de si. Neste exercício de análise discursiva de um corpus de base literária, a partir de noções foucaultianas e de algumas notações temáticas de outros campos teóricos (como da crítica literária e dos estudos bakhtinianos), deliberou-se que a constituição do sujeito em várias posições-sujeito se produziu na e pela contradição: nem totalmente delator, nem propriamente porta-voz dos excluídos. |
Abstract: | This essay investigated, from a theoretical-methodological analysis based on the contributions of the French AD, as a subject of a discourse constitutes its subjectivity through the exercise of a written of itself. He listed the singularities of this writing, especially through two of the intimate diaries of Carolina Maria de Jesus, Quarto de Despejo (1960) and Diário de Bitita (2007). The studies presented in this paper intend to discuss the narrator character as a subject of writing that uses it with the intention of preserving the day lived in the Blanchotian hope that one must note down to preserve and preserve itself to not pass unscathed. This problematic of the subject, related to the product of his writing, was taken through the studies presented by Foucault from the notions of self-writing. In this exercise of discursive analysis of a corpus of literary bases, based on Foucaultian notions and some thematic notations from other theoretical fields (such as from literary criticism and Bakhtinian studies), it was decided that the constitution of the subject in various subject positions Was produced in and by the contradiction: neither totally delator, nor properly spokesman of the excluded. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28369 |
ISSN : | 1980-4571 (online) |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PPGLE - Artigos publicados em revistas científicas |
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