Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/28368
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A escrita de si: história e memória em Diários de Motocicleta
Título(s) alternativo(s): La escritura de sí mismo: historia y memoria en Diarios de Motocicleta
Autor(es): Batista, Christiane Silveira
Oliveira, Paulo Custódio de
Palavras-chave: Diários de Motocicleta;Escrita de si;Diário íntimo;Escritura de sí mismo
Data do documento: 2017
Instituição/Editor/Publicador: Revista Entrelaces
Citação: BATISTA, Christiane Silveira; OLIVEIRA, Paulo Custódio de. A escrita de si: história e memória em Diários de Motocicleta. Revista Entrelaces, Fortaleza, v. 2, n. 9, p. 122-133, jan./jun. 2017.
Resumo: A escrita de si é composta por toda gama de narrativas da memória, incluindo o diário íntimo, que neste estudo é compreendido segundo as definições de alguns autores como Maurice Blanchot (2005). O diário se constitui como um documento que pode abordar desde aspectos políticos, sociais e históricos, até os relatos de viagem. Ou ainda ser uma mescla de tudo isso, como ocorre em Diarios de Motocicleta (2005) - obra que é uma das edições do primeiro diário escrito por Ernesto Guevara de la Serna quando ainda não havia se tornado o “Che”. Nesse documento o autor-narrador revela não apenas o itinerário de sua primeira grande viagem, mas também faz considerações acerca do que viu, sentiu e viveu. Seu texto expõe situações que ficaram registradas em suas anotações e em sua memória – já que a obra foi revisada e narrativizada por ele cerca de um ano após o término da viagem – e se configura como uma tentativa do autor de conhecer a si próprio e a seus conterrâneos latino-americanos por meio da escrita. Já o leitor é um convidado a desfrutar de um passeio pela América Latina e a refletir sobre o que lê.
Resumen: La escritura de sí mismo se compone de toda gama de narrativas de la memoria, incluyendo el diario íntimo, que en este estudio es comprendido según las definiciones de algunos autores como Maurice Blanchot (2005). El diario se constituye como un documento que puede abordar desde aspectos políticos, sociales e históricos, hasta relatos de viaje. O aun ser una mezcla de todo eso, como ocurre en Diarios de Motocicleta (2005) - obra es una de las ediciones del primer diario escrito por Ernesto Guevara de la Serna cuando no se había convertido en el “Che”. En ese documento el autor narrador revela no solamente el itinerario de su primer gran viaje sino que hace consideraciones acerca de lo que vio, sintió y vivió. Su texto expone situaciones que fueron registradas en sus notas y en su memoria – ya que la obra fue revisada y narrativizada por él alrededor de un año después del término del viaje – y se constituye como, una tentativa del autor de conocer a si propio y a sus conterráneos latinoamericanos por medio de la escrita. Ya el lector es un invitado a disfrutar de un paseo por Latinoamérica y a reflexionar sobre lo que lee.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28368
ISSN: 1980-4571 (online)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGLE - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_art_csbatistapcoliveira.pdf550,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.