Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/2798
Type: | Dissertação |
Title: | A comunicação como estratégia de gestão das instituições públicas de ensino superior. Estudo de caso: Universidade Federal do Ceará |
Title in English: | The communication strategy and management of public institutions of higher education. Case Study: Federal University of Ceará |
Authors: | Lopes, Francisco Wagner de Oliveira |
Advisor: | Haguette, André |
Keywords: | Imagem;Comunicação;Percepção;Image;Comunication;Perception;Universidade Federal do Ceará - Opinião pública;Comunicação de massa e opinião pública - Fortaleza(CE);Estudantes universitários - Fortaleza(CE) - Atitudes |
Issue Date: | 2009 |
Publisher: | http://www.teses.ufc. |
Citation: | LOPES, Francisco Wagner de Oliveira. A comunicação como estratégia de gestão das instituições públicas de ensino superior. Estudo de caso: Universidade Federal do Ceará. 2009. 92 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Fortaleza-CE, 2009. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Esse trabalho é um estudo de como é feita a comunicação externa pelas universidades públicas, particularmente a Universidade Federal do Ceará. Nos três primeiros capítulos é realizado um estudo bibliográfico de como são formadas e mantidas as imagens das instituições e também são revistas algumas das principais teorias da comunicação e seus efeitos sobre a opinião pública. Posteriormente são analisadas as ferramentas e os veículos de comunicação utilizados pela UFC e as conseqüências dessa forma de comunicação para a imagem e a percepção que as pessoas têm da Universidade. O universo pesquisado foram os alunos que ingressaram na instituição no segundo semestre de 2008. Com apenas um mês de aulas esses alunos, teoricamente, seriam os menos influenciados pelo contato com a instituição e teriam uma imagem mais próxima da imagem mantida pelo público externo. De forma aleatória foram sorteados e pesquisados os cursos de: Comunicação Social, Administração, Enfermagem, Odontologia, Ciências Biológicas e Arquitetura e Urbanismo. Os resultados apontam para uma imagem forte de boa qualidade do ensino da UFC, porém, com os principais componentes desse ensino como instalações, laboratórios, recursos didáticos e motivação dos professores, contraditoriamente, com imagens não muito favoráveis perante o universo pesquisado. Outras questões, no entanto, como a forma com que a mídia aborda os acontecimentos na UFC e a pequena presença desta nos chamados veículos de comunicação de massa podem sugerir explicações para o fato. A idéia final é de que essa pesquisa pode se tornar um indicador importante para outros trabalhos que possam vir a ser realizados sobre o tema. |
Abstract: | This work is a study on how the external communication is done by public universities, particularly by the Federal University of Ceará (UFC). In the first three chapters, a bibliographical study is carried out on how the image of the institutions is formed and kept and also some of the main theories of communication and their effects on the public opinion are reviewed. Afterwards, the communication tools and vehicles used by the UFC are analyzed as well as the consequences of this kind of communication related to the image and perception people have concerning the University. The universe researched was made up of students who entered the institution in the second semester of 2008. Theoretically, within just a month of classes those students would be less influenced by the contact with the institution and would have a closer image to the image kept by the external public. The courses of Social Communication, Administration, Nursing, Dentistry, Biological Sciences and Architecture and Urbanization were raffled and researched randomly. The results point to a strong image of good quality regarding the educational level at the UFC, however, with the main components of that education standard such as facilities, laboratories, didactic resources and professors’ motivation, contradictorily, with not very favorable images compared to the universe researched. Other issues, however, such as the way the media covers the events at the UFC and its little presence in the vehicles of mass communication may suggest explanations to the fact. The final idea is that this research can become an important indicator for other works that may be done on the theme. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2798 |
Appears in Collections: | POLEDUC - Dissertações defendidas na UFC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2009_dis_FWOLopes.pdf | 674,21 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.