Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/2793
Tipo: | Dissertação |
Título: | Análise das representações sociais da comunidade interna da Universidade Federal do Ceará acerca da auto-avaliação institucional |
Título em inglês: | Analysis of the social representations of the community intern of the Universidade Federal do Ceará concerning the institucional auto-evaluation |
Autor(es): | Souza, Laura Alves de |
Orientador: | Andriola, Wagner Bandeira |
Palavras-chave: | Avaliação Institucional;Cultura;Representação Social;Institutional Evaluation;Culture;Social Representation;Ensino Superior – Avaliação;Cultura Organizacional;Avaliação da Universidade |
Data do documento: | 2009 |
Instituição/Editor/Publicador: | http://www.teses.ufc. |
Citação: | SOUZA, Laura Alves. Análise das representações sociais da comunidade interna da Universidade Federal do Ceará acerca da auto-avaliação institucional. 2009. 203 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Fortaleza-CE, 2009. |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa foi analisar a cultura avaliativa na Universidade Federal do Ceará, tendo como base as representações sociais dos diversos segmentos das unidades acadêmicas dos campi de Fortaleza, que participaram do Ciclo de Avaliação Institucional 2005/2006 e do ENADE 2008. Procuramos compreender que representações sociais existem sobre a Avaliação Institucional na UFC, qual o grau de conhecimento sobre o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), qual a participação da comunidade interna no processo de auto-avaliação e que representações os alunos e Coordenadores de curso têm do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). A base empírica desta investigação foi realizada na Universidade Federal do Ceará, mais especificamente nas unidades acadêmicas dos campi de Fortaleza que participaram do ciclo de Avaliação Institucional 2005/2006 e nos cursos de graduação selecionados para o ENADE 2008. Utilizamos como sujeitos da pesquisa os atores sociais que integram os diversos segmentos acadêmicos da UFC: gestores, coordenadores, servidores técnico-administrativos e alunos. Pela especificidade deste estudo, de natureza exploratória e descritiva, utilizamos o método indutivo, o que nos permitiu uma análise do particular para o geral, ou seja, a realização de inferências sobre as representações específicas de cada sujeito para a realidade da UFC. Como instrumento mais adequado à pesquisa de campo, utilizamos o questionário previamente estruturado por temas: para os gestores e técnico-administrativos, indagamos sobre o SINAES e a participação da comunidade interna no processo de Auto-Avaliação Institucional da UFC; para os coordenadores e alunos, sobre o ENADE e a participação discente no referido exame. Ao analisar as representações de cada segmento, concluímos que elas têm um caráter específico, não pelo fato de serem subjetivas, mas pela própria dinâmica social das condições nas quais se produzem e reproduzem. As representações dos gestores, coordenadores, técnicoadministrativos e alunos apresentam especificidades em relação à inserção social e aos interesses inerentes de cada segmento. |
Abstract: | The objective of this research was to examine the evaluative culture at the Federal University of Ceará based on social representations of the various segments of the *campi* academic units of Fortaleza, which participated in the Institutional Assessment Cycle 2005/2006 and ENADE 2008. We have tried to understand which are the social representations about the Institutional Evaluation of UFC, which is the knowledge level about the National System of Evaluation of Higher Education (SINAES) the internal community participation in the process of self-evaluation, which representations the students and coordinators of course have in the Students National Review of Performance (ENADE).The empirical basis of this research was conducted at the Federal University of Ceará, specifically in the academic units of the *campi* in Fortaleza that participated in the Institutional Assessment cycle of 2005/2006 and in undergraduate courses selected for the ENADE 2008. We used as subjects of the research social actors that integrate the various academic segments of the UFC: managers, supervisors, servants, technical administrative staff and students. Due to the specificity of this research, which has exploratory and descriptive nature, we used the inductive method which allowed us to make an analysis from the particular to the general, or make inferences from specific representations of each subject to the reality of the UFC. As the most appropriate instrument to use in the field research we used a questionnaire, previously structured by themes: for managers and technical administrative staff we made an investigation about the SINAES and the participation of internal community in the process of Institutional self-Evaluation of UFC and for the coordinators and students on the ENADE and students’ participation in the examination. In considering the representations of each segment we found out that they have a specific character, not for the fact of being subjective, but for the social dynamics to which they are produced and reproduced. The managers, coordinators, technical administrators and students’ representation present specificities concerning social insertion and interests which are inherent to each segment. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2793 |
Aparece nas coleções: | POLEDUC - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2009_dis_LASouza.pdf | 1,04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.