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Tipo: TCC
Título : Atitudes dos consumidores ante publicações virais negativas: um estudo em empresas do ramo de alimentos e bebidas
Autor : Araújo, Katarinne Barbosa de
Tutor: Reinaldo, Hugo Osvaldo Acosta
Palabras clave : Comportamento do consumidor;Redes sociais on-line;Marketing na Internet
Fecha de publicación : 2014
Citación : ARAÚJO, Katarinne Barbosa de. Atitudes dos consumidores ante publicações virais negativas: um estudo em empresas do ramo de alimentos e bebidas. 2014. 80 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2014.
Resumen en portugués brasileño: Com o advento das redes sociais na internet, o fluxo de informações entre as pessoas e entre pessoas e organizações passou a ser muito mais intenso. As informações têm um potencial de alastramento muito grande e podem desencadear o que hoje se chama de marketing viral. Este fenômeno, quando associado a uma mensagem negativa, que segundo alguns autores estudados nessa pesquisa, têm um efeito maior de repercussão do que a mensagem positiva, pode se transformar em um viral negativo. Estes fenômenos serviram de base para a proposta principal desse estudo, o qual procura investigar quais as atitudes dos consumidores diante de publicações virais negativas em relação ao mercado de alimentos e bebidas. Para o alcance desse objetivo foram aplicados 120 questionários, em uma pesquisa não probabilística por conveniência e por julgamento, entre alunos de todos os cursos da Faculdade de Economia, Atuária, Administração, Contabilidade e Secretariado Executivo da Universidade Federal do Ceará. Os resultados obtidos, que são indicativos da população, mostraram que os consumidores que já se depararam com notícias negativas, nas redes sociais, sobre o consumo de produtos de empresas de alimentos e bebidas das quais são consumidores estão propensos a apresentarem atitudes desfavoráveis em relação às empresas envolvidas. Apesar de significativos, esses resultados não foram tão ruins quanto se deduzia ser. Em relação às marcas específicas, utilizadas nesse estudo, que se envolveram em grandes repercussões negativas nas redes sociais sobre seu produto, os comportamentos encontrados também foram desfavoráveis a elas, pois grande parte das pessoas alterou seu comportamento de consumo após a visualização das mensagens negativas que as envolviam. A partir desse estudo, sugerem-se outras pesquisas que envolvam também a reação das empresas diante dessas atitudes dos consumidores e ampliações dessa mesma pesquisa.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27446
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