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Type: TCC
Title: As cervejas especiais e a inovação em serviços
Authors: Dias, Allan Daniel
Advisor: Silva Filho, José Carlos Lázaro da
Keywords: Cerveja;Indústria de serviços;Bares - Fortaleza (CE)
Issue Date: 2014
Citation: DIAS, Allan Daniel. As cervejas especiais e a inovação em serviços. 2014. 65 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2014.
Abstract in Brazilian Portuguese: Esse trabalho tem como objetivo identificar a inovação em serviços nos bares de Fortaleza que vendem cervejas especiais como diferencial de mercado através das teorias de Gallouj e Weinstein (1997) e se esta inovação trata-se de um modelo radical ou incremental, conceitos usados por Tidd, Bessant e Pavitt (2008). O mercado de bares de Fortaleza vem com um crescente surgimento de bares com foco nas cervejas especiais nos últimos anos. Identificar e registrar esse momento no mercado cearense é de suma importância para futuros novos estudos e para os empreendedores. A pesquisa, realizada de natureza qualitativa, visa identificar, através de entrevistas com proprietários de bares e também a observação direta dos serviços prestados, as qualidades e as falhas que cada um possui e buscar elaborar um quadro geral de características de serviços (finais, técnicas, competências do provedor de serviços e competências do cliente) que os bares gourmet têm em comum. Foi constatado que esses bares possuem características de serviço diferentes se comparadas com os bares tradicionais de Fortaleza, ao servir cervejas refinadas como diferencial de serviço. Foi concluído que esses estabelecimentos estão em um modelo de inovação incremental, quando apenas algumas características do serviço são substituídas ou adicionadas por novas características. O trabalho também recomenda que mais pesquisas sobre o assunto sejam elaboradas como forma de entender e consolidar o mercado de cervejas especiais em Fortaleza.
Abstract: This study aims to identify innovation in services in bars that sell craft beers as market differentiation through the theories of Gallouj and Weinstein (1997) and if this innovation is a radical or an incremental model, based on the studies of Tidd, Bessant and Pavitt (2008). The market of craft beers specialized bars in Fortaleza comes with an increasing emergence in the last few years. Identifying and registering this situation in the market of Ceará is from great importance for future studies and entrepreneurs. The research, conducted as qualitative form, aimed to identify, through interviews with owners of bars and also direct observation of their services, the qualities and failures that each one has and formulate a general picture of the characteristics of services (final, technical, competences of the service provider and customer competences) that gourmet bars have in common. This study stated that these bars have different service characteristics compared with conventional bars in Fortaleza, by serving special beers as a service differential. The conclusion was that these establishments are in a model of incremental innovation, when only a few characteristics of the service are replaced or added for new characteristics. The paper also recommends that more researches on the subject are developed as a way to understand and consolidate the market for craft beers in Fortaleza.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27421
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