Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/27177
Tipo: Artigo de Evento
Título: Pistas dos irmãos Garnier: notas sobre a contribuição dos livreiros franceses na formação da literatura infantil brasileira
Autor(es): Leão, Andréa Borges
Palavras-chave: História editorial;literatura infantil e juvenil;Coleções infantis e juvenis;Comércio livreiro
Data do documento: 2005
Instituição/Editor/Publicador: XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
Citação: LEÃO, Andréa Borges. Pistas dos irmãos Garnier: notas sobre a contribuição dos livreiros franceses na formação da literatura infantil brasileira. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 28., 2005, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: UERJ, 2005. 14p.
Resumo: Este artigo tem como objetivo a análise do percurso dos livreiros-editores Irmãos Garnier, notadamente das estratégias de venda, difusão e tradução dos livros franceses no Brasil. Como modelo da política de exportação da indústria editorial francesa e, com isso, de formação do patrimônio de obras necessário ao desenvolvimento de nosso comércio livreiro e autonomia literária, o artigo destaca as coleções para crianças e jovens, apresentadas nos catálogos de venda da livraria carioca de Baptiste-Louis Garnier para o ano de 1858, e de seus sucessores, para 1920. Os Garnier apostaram na longevidade do gênero “clássicos infantis”, reeditando-os e adaptando-os, o que demonstra uma intrincada rede de relações entre sua filial latino-americana e a matriz francesa, bem como os efeitos de um trabalho de formação do gosto literário das crianças e jovens brasileiros.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27177
ISSN: 2175-4683
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DCSO - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2005_eve_ableão.pdf143,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.